terça-feira, 28 de setembro de 2010

Häagen-Dazs - A História



Ao contrário do que a maioria das pessas pensa, a HÄAGEN-DAZS não é européia, mas americana. Tem sua origem no ano de 1920, com Reuben Mattus, um jovem empreendedor que trabalhava na empresa de sua mãe vendendo sorvetes de frutas em uma carroça nas ruas do bairro do Bronx, na cidade de Nova York.

Como o sorvete era o grande produto do momento nos EUA, a produção aumentava e a qualidade piorava. Para baratear os produtos, os fabricantes usavam cada vez mais conservantes, estabilizantes e muito ar na mistura, aumentando o volume do sorvete e baixando cada vez mais os custos de produção.

O negócio da família de Reuben prosperou durante três décadas, mas ele não estava contente com qualidade dos sorvetes servidos. Em 1961, junto com sua mulher, Rose, resolveu abrir sua própria fábrica, utilizando os melhores ingredientes disponíveis no mercado. 

Por sugestão de sua esposa, nomeou sua marca como HÄAGEN-DAZS, pois soava dinamarquesa. Naquela época, outras marcas de sorvetes do mercado americano também utilizavam nomes escandinavos ou alemães.

A produção iniciou com apenas três sabores: vanilla (baunilha), chocolate e café. Reuben Mattus e sua paixão por qualidade fizeram com que seus sorvetes tivessem um sabor único. O sorvete de chocolate era feito com chocolates belgas, o café vinha da Colômbia e a baunilha era importada da ilha de Madagascar.

Inicialmente seus produtos eram encontrados somente nos cafés e mercados gourmets da cidade de Nova York, mas não demorou muito para uma rede de distribuição ser implantada. Em 1973, o sorvete HÄAGEN-DAZS já era conhecido em todo os Estados Unidos.

Em 1976, Doris, filha do casal, abriu a primeira loja sob a marca HÄAGEN-DAZS. Foi um sucesso imediato e a popularidade levou à rápida expansão das lojas por todo país.

A partir de 1982, a marca começou a sua expansão internacional, exportando para o Japão, que viria a se transformar no seu maior mercado. Com a venda da empresa em 1983 para a Pillsbury Company por US$ 70 milhões, que se comprometeu a manter a alta qualidade do produto, a marca se tornou um fenômeno global, atuando com muita força no mercado europeu a partir de 1987 e chegando ao Brasil apenas dez anos depois. 

A primeira e única fábrica fora dos Estados Unidos foi inaugurada em 1993, ao norte da França.

2 comentários:

  1. Que sorte a nossa que esse Sr. Reuben resolveu investir em busca de qualidade, pq esse sorvete é realmente MARAVILHOSO!!!!!!

    Parabéns pelas matérias de vcs!

    Abraço

    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Agora foi comprada pela General Mills, e aqui no Brasil a Yoki distribui.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...