quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rosh Hashana




Hoje, dia 8 de setembro, acontece o Rosh Hashana, que é o ano novo judaico. Será comemorado o ano 5771.

Durante a cerimônia, orações penitenciais e poemas religiosos são recitados para que os indivíduos possam confessar seus pecados e pedir o perdão divino, como uma tentativa de anular erros que impeçam sua comunhão espiritual com Deus.

Na tarde do primeiro dia de cada ano, realiza-se o Tashlikh, um costume de recitar preces e jogar pedras ou pedaços de pão na água como um símbolo de eliminação dos pecados.

Como toda festividade judaica, as refeições são alegres e compostas de algumas simbologias. Normalmente, se usa toalha branca e flores, que trazem alegria à na mesa.

Existem também algumas tradições culinárias, que devem ser seguidas à risca, como:

- A maçã com mel, chamada de Tapuach. A maçã simboliza algo muito precioso ou, até mesmo, uma obra de Deus e o mel o desejo de um ano doce.

- A Chalá redonda, que é um pão tradicional normalmente servido em forma de filão, que nessa data em especial é feito redondo, simbolizando o ciclo da vida, sem começo, nem fim.

- Também é servido muito peixe, pois, devido a sua rápida multiplicação, simboliza a fertilidade.

Nas semanas que antecedem o Rosh Hashana, os familiares e amigos se presenteiam com doces, chocolates e frutas secas, com votos de Shaná Tová, ou seja, um ano novo doce.

Shana Tová a todos!!!

fonte BASÍLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...