sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alimentação dos Mineiros no Chile



Todos sabem sobre o sucesso do resgate dos mineiros chilenos, que ficaram presos a 700m de profundidade. Mas pouco se sabe sobre a alimentação deles.

Nos primeiros dias de confinamento, a situação foi ainda mais difícil, pois a comida que duraria apenas 3 dias teve que se alongar por quase 17. A dieta consistia em duas colheres de atum, meia bolacha, pedaços de pêssego em calda e um pouco de leite a cada 48 horas.

Em um caso como esse, a alimentação passa a ser algo muito importante, tanto pela função biológica, quanto pela moral, além de ser fundamental para o bem estar psicológico dos soterrados.

A NASA foi a primeira entidade a dar apoio e dividir conhecimentos com a causa, afinal, a situação dos mineiros de assemelhava com a situação dos astronautas pela falta de acesso a quase tudo.

Depois de estabelecido o contato, eles começaram a receber líquidos ricos em glicose e sais minerais e comprimidos de omeprazol, para evitar úlceras cauzadas pela falta de alimentos. Logicamente foi estabelecida restrição total à álcool e cigarro.

Depois da etapa de hidratação ser concluída, eles começaram a receber, aos poucos, alimentos sólidos, como barras de cereais e pequenas porções de arroz e carne.

A dieta continuou dessa forma, afinal precisava ser controlada para que os mineiros tivessem a circunferência máxima de 90cm para caber na sonda Fênix II que os traria de volta a superfície.

Como todos já sabem, tudo correu muito bem e todos os mineiros foram resgatados com saúde.

Essa história com certeza renderá filmes e livros. Talvez esses afortunados virem celebridades por algum tempo.

Línguas maldosas já dizem que a "Dieta dos Mineiros" será o novo hit do próximo verão...

fonte FOLHA, TERRA, JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...