sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cozinha Sustentável - Contra o Desperdício de Alimentos




Criadas para reverter o desperdício de alimentos, as ONGs Associação Prato Cheio e Banco de Alimentos estão arrasando em matéria de cidadania.

As duas ONGs trabalham de forma parecida. Todos os dias recolhem alimentos que provavelmente não seriam consumidos, por estarem quase vencendo, amassados ou maduros demais. Depois de a segurança alimentar ser atestada por nutricionistas, os representantes das ONGs levam os alimentos para instituições de caridade. Chefs e gastrônomos contratados têm a função de ensinar cozinheiros de albergues, asilos e orfanatos a criar pratos com esses alimentos que seriam desperdiçados.

A ONG Banco de Alimentos, que foi criada em 1998, atende em média 22.000 pessoas por mês. Recentemente, lançou o projeto Chef Solidário, em que profissionais da cozinha doam uma quantidade em dinheiro por mês e ao mesmo tempo se comprometem a criar receitas para que as partes desprezadas dos alimentos virem estrelas do prato.

A ONG Prato Cheio está se aprimorando. Além deste trabalho, eles estão qualificando moradores de um albergue, que atende mais de 100 pessoas, quase todas expulsas do lar, a cultivar temperos, verduras e legumes.

Conheçam o trabalho das ONGs, colaborem e divulguem.

Um comentário:

  1. Olá Fabio, ficamos muito felizes com a postagem de vocês sobre o trabalho da ONG Banco de Alimentos. Acreditamos muito que a comunicação é a uma das principais ferramentas de disseminação dos conceitos de combate ao desperdício. Forte abraço,

    Luiza
    Comunicação ONG Banco de Alimentos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...