sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial do Saquê




Hoje se comemora o dia Mundial do Saquê. No dia 1° de outubro se encerra a colheita do arroz, que é a base da bebida. Com a colheita feita, a produção da bebida pode começar a partir da fermentação dos grãos.

Já popular no Brasil, com a vasta imigração japonesa e restaurantes de comida típica, a bebida é constantemente associada ao consumo de sushis e sashimis.

No Brasil, o saquê tem ganhado espaço, ao lado da cachaça e da vodca, como uma bebida utilizada na preparação de drinques como a caipirinha ou “saqueirinha”, como também vem se tornando conhecida. O motivo: a bebida é mais fraca que os destilados citados e tem um sabor mais delicado, que combina perfeitamente com frutas. Ou seja, perfeito para as meninas.

Yasmin Yonashiro é uma "sake sommelière", profissão ainda pouco conhecida, mas que funciona exatamente no mesmo formato do sommelière de vinhos, que auxilia os clientes na escolha da bebida. “Nos últimos anos, o consumo de saquê no Brasil cresceu em média 30% ao ano. Essa aceitação é a responsável por comemorarmos pela primeira vez o dia do saquê e, claro, para que mais pessoas possam experimentar e aprender mais sobre a bebida”, comemora.

A especialista ainda dá 5 dicas para aproveitarmos melhor o saquê:

1- Nunca coloque sal: você não vai saber distinguir um saquê de boa ou má qualidade porque ele mascara o sabor.

2- Caipirinha de limão não harmoniza com saquê: ele traz um amargor no final. Use frutas como abacaxi, lichia ou figo, que têm acidez menos elevada.

3- Deguste a bebida em taças ou no choko (copinhos de cerâmica).

4- Prove saquê quente. É um jeito bem oriental de tomar o saquê e de perceber outros sabores e qualidades da bebida.

5- Saquê tem vida curta: depois de aberta, conserve a garrafa na geladeira em pé (para não oxidar a tampa) por até uma semana.

Se for dirigir, não beba. Se for beber, nos chame...

fonte UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...