terça-feira, 19 de outubro de 2010

Microlotes Produtores de Café



De vez em quando surgem a oferta de cafés especialíssimos, praticamente raros, que são produzidos em microlotes especiais de uma mesma fazenda. Assim como a produção de vinhos, esses terroirs produzem grãos da mais alta qualidade e exigem uma excelente semente, um bom manejo e rendem quantidades limitadas de um incrível produto.

Essa divisão permite aos produtores especializados conhecer cada uma de suas lavouras e perceber suas diferenças. Com a divisão em microlotes, os cafés crescerão em solos mais úmidos ou mais arenosos, receberão quantidade diferentes de luz solar ou de vento, estarão em distâncias diferentes dos cursos d'água, entre outras variáveis. Desta maneira, cada microlote passa a ter sua peculiaridade e, juntando isso às características das variedades cultivadas e ao uso de diferentes tecnologias, fornece um produto de excelência e com marca registrada, sendo o sabor adquirido resultado somente daquele terroir.

Quando o café de uma dessas pequenas áreas apresenta um potencial de altíssima qualidade, passa a receber uma atenção maior, quase artesanal, potencializando a expectativa criada e aumentando, e muito, seu preço no mercado.

Cafés exclusivos, de séries limitadas, sempre chamaram a atenção. Se forem excepcionais, melhor ainda. Mercados mais maduros no consumo de café, como os países escandinavos, os Estados Unidos e o Japão, são os maiores importadores de microlotes de todo o mundo, inclusive brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...