quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bistro x Trattoria


Um duelo prato a prato é o que promete o novo lançamento gastronômico Bistro x Trattoria, Cozinhas da Alma, que reúne profunda pesquisa dos cozinheiros das escolas francesa e italiana, Yann Corderon e Hamilton Mellão, respectivamente, contada por meio de entrevistas da jornalista Nilu Lebert  com os especialistas. Com uma envolvente explanação, ela foi considerada figura fundamental para que as “intermináveis e divertidas discussões” entre os dois viessem a se tornar um livro.

A publicação investiga as receitas originais de estabelecimentos de cada país com mini-entrevistas e fotos descontraídas. O enredo promete divertir e derrubar mitos, sugerindo similaridades e uma saudável rivalidade entre as duas escolas.  Ao todo, foram compiladas 70 receitas, 35 de cada país, para não dar briga, é claro.  Antes de cada receita, existe uma explicação que enfoca a origem dos pratos.

Desde o início da obra, as culinárias francesas e italiana são apresentadas de forma cruzada e comparativa, esclarecendo as razões pelas quais as escolas se assemelham. Os argumentos são apresentados partindo da esfera ampla e chegando ao detalhe, do ingrediente ao prato final, do passado ao presente, abordando até as questões climáticas para o cultivo de determinados alimentos. Desta forma, amarram-se todas as pontas históricas e culturais que, de alguma maneira, resultaram em gastronomias independentes, mas com muito em comum. Tudo em tom didático, temperado pelo falatório e patriotismo dos dois, outro ponto similiar entre os países.

A seleção de cardápios contemplada na publicação prima pela autenticidade de trattorias e bistrôs, priorizando aqueles que são feitos no Brasil, sem adaptações. Ainda no início do livro, o leitor se depara com as primeiras semelhanças na origem e relevância sócio-cultural de ambas as escolas, invariavelmente convertidas nos hábitos alimentares.

A obra chega ao seu clímax, exibindo pratos semelhantes, muitos deles compostos pelos mesmos ingredientes, com alterações mínimas, mas significativas a ponto de serem independentes. O leitor tem em mãos as fotos dos dois pratos e o debate entre os dois chefs. Aí, basta se divertir com os duelos sarcásticos e refinados que passam por todas as etapas e variações de uma refeição, sempre com base histórica.

Bistrô X Trattoria - cozinhas da alma. Yann Corderon, Hamilton Mellão e Nilu Lebert.
Editora Melhoramentos, 2010.

fonte JORNOW




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...