Para ser um empreendedor de sucesso no mercado de alimentação, é preciso que o empresário tenha diversos atributos. Dedicação, iniciativa, capacidade de comunicação, capacidade de levantar dinheiro, visão de futuro, saber correr e gerenciar riscos e conhecer, acima de tudo, o mercado gastronômico.
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Para ser um empreendedor de sucesso no mercado de alimentação, é preciso que o empresário tenha diversos atributos. Dedicação, iniciativa, capacidade de comunicação, capacidade de levantar dinheiro, visão de futuro, saber correr e gerenciar riscos e conhecer, acima de tudo, o mercado gastronômico.
Segundo dados da ABRASEL, 67% dos restaurantes abertos no país fecham as portas em menos de 2 anos. Apesar do crescimento do setor ser de 7% ao ano, quase duas vezes maior do que o PIB nacional, os estabelecimento continuam a fechar. E qual seria razão disso acontecer? Com o dinamismo do mercado, as coisas não são mais feitas como antigamente e a atualização do conhecimento e dos modelos de gestão são, cada vez mais, primordiais para o sucesso de qualquer investimento.
Em épocas passadas, de hiper inflação, os erros de administração eram mascarados pela constante elevação dos preços. Mas a dinâmica do mercado mudou e o amadorismo vai ficando para trás. Aqueles tempos, em que as pessoas falavam: "Aposentei-me e agora vou abrir um restaurante, afinal, minha esposa adora cozinhar e eu gosto de lidar com pessoas", está ficando para trás. Infelizmente, isso ainda existe e muitos continuam gastando suas aposentadorias ou toda a economia de uma vida para abrir um restaurante e depois de pouco tempo, ficam sem o restaurante, sem seu dinheiro e, na maioria das vezes, com uma dívida enorme que levará muito tempo para ser paga.
O mercado está cada vez mais versátil e exige mudanças e adaptações constantes. Com o fim do modelo amador de gestão, os profissionais estão dominando o mercado e não prometem parar mais. Restaurante virou empresa séria, e quanto antes as pessoas entenderem isso, mais cedo deixarão de perder seu dinheiro.
A preparação profissional, através de um BOM plano de negócios, com um BOM estudo financeiro, seguido de um excelente controle de gastos e vendas, um cardápio distinto, estudo de localização e especialmente, um bom estudo de posicionamento de mercado passaram a ser fundamentais para qualquer tipo de empreendimento gastronômico.
Realmente para ter lucro com um restaurante é preciso ter foco e controle. A gerência deve ser perfeita ou seu lucro vai todo embora, no lixo literalmente. Quanto menos perda mais lucro. Gerenciar a compra, o estoque, os pratos que saem da cozinha e até mesmo o que esta indo para seu lixo. Mas vale a pena. Para os que não tem medo de trabalho o retorno é bom. Estou sempre lendo para me atualizar e todos sites na área tem informações relevantes, principalmente um na área específica para gerir o restaurante http://www.gestaoderestaurantes.com.br/
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