quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Superstições de Ano Novo


A festa de Revéillon, como todas as celebrações, é regada a comida, bebida e uma grande carga de superstições. E os alimetos não poderiam ficar de fora, afinal, ninguém quer se arriscar a ter um ano ruim.

As supertições alimentares variam muito conforme a região, mas são todas muito importantes para quem acredita e até mesmo os mais céticos acabam seguindo alguns rituais.

A LENTILHA (pelo Amor de Deus, não deixem de comer lentilhas) atrai a riqueza, supostamente. Elas evocam a morte e o renascimento do grão, que quando enterrado renasce multiplicado. A origem desta supertição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes. No Chile e na Venezuela, pratos à base de lentilha são consumidos no primeiro minuto do ano. Uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa.

O ARROZ, presente nas mesas de quase todos os países, simboliza a divindade pela sua cor branca. O consumo desse alimento ainda simboliza riqueza, abundância e fertilidade.

As FRUTAS têm grande importância na ceia de Revéillon. As preferidas  são as que contém muitos caroços, como a romã, a uva e a maçã, por significarem abundância. As ROMÃS servem para atrair dinheiro. Devemos comer sete partes e guardar as sementes na carteira. As UVAS também servem para garantir dinheiro. A tradição portuguesa nos ensina a comer 3, 7 ou o número da sorte de cada um e guardar as sementes na carteira ou bolsa até o próximo revéillon.

As CASTANHAS, NOZES, AVELÃS e TÂMARAS trazidas pelos árabes ao ocidente são recomendadas para garantir fartura durante todo o ano.

Para os supersticiosos, o consumo de PERU e GALINHA ou qualquer tipo de ave, SIRI e CARANGUEIJO ficam terminantemente proibidos. De acordo com a crença popular, por "ciscar" para trás ou "andar de lado", se alimentar desses animais pode arruinar qualquer plano para o ano novo. Somente na Rússia e em alguns locais da África que uma ave é sugerida. Eles comem GANSOS como sinal de fecundidade.

SUÍNOS e PEIXES dão muita sorte. Os suínos se alimentam fuçando para frente, o que simboliza o progresso e a evolução. Os peixes, além de nadar para frente, simbolizam a pureza por viverem na água e a união da família, já que vivem em cardumes e poucos deles são solitários. Sem contar que são leves e pouco calóricos, coisas importantes para o verão brasileiro. Os chineses nunca comem o peixe inteiro, pois as sobras representam a fartura para o próximo ano e, na Rússia, as maiores e mais bonitas escamas são dadas de presente para amigos e familiares como sinal de boa sorte.

E para completar: a ÁGUA. Presente em quase todos os rituais, de quase todos os países, é a maior responsável pela purificação. Por isso a tradição de passar o ano novo no litoral e entrar no mar depois da meia noite. Dessa maneira, purificaríamos o corpo das festas e dos exageros que estão por vir.

E, por favor, sigam todas essas dicas, pois queremos que nossos leitores sejam pessoas de sorte e que progridam sempre em suas vidas. Aproveitem a data lúdica para mudar alguns hábitos que incomodam. Todos devemos aprender a amar mais, perdoar, a elevar nossas expectativas, a conseguir mais tempo para as pessoas que são importantes, a declarar nossos desejos e amores, a arriscar, a saber pagar os preços pelos nossos sonhos e nunca deixar de agradecer aqueles que nos apóiam e nos fazem viver.

Um feliz 2011 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...