quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vilões da Cozinha - Parte II, O Lixo

SinalVerdeLixoOrgânico

Todos sabem os transtornos que a má destinação de resíduos causa. Obviamente, os restaurantes se enquadram neste problema, sendo inclusive, um dos maiores produtores comerciais de lixo.

Existem dados que apontam que somente 2% do lixo brasileiro é reciclado. Isso pode ser atribuído a várias razões, mas muito se deve ao fato que é mais barato jogar no aterro do que reciclar. Todos sabemos que o descarte do lixo sem o devido tratamento libera substâncias que poluem o solo, os lençóis freáticos e, por consequência, todo o sistema hídrico da região de descarte.

Para solucionar o problema dos resíduos em restaurantes, existem algumas soluções. O ideal é que o lixo reciclável seja separado e recolhido pela prefeitura ou por cooperativas. O problema do recolhimneto pela prefeitura é que a coleta pode não ter periodicidade necessária e o lixo passa a se acumular e virar um transtorno para os donos de restaurante, que acabarão por efetuar o descarte junto com o lixo comum. O recolhimento feito por cooperativas pode ser mais eficiente. Inclusive, essa atitude gera emprego e renda para pessoas carentes.

A questão do lixo orgânico é diferente. Pode ser tratado com um sistema de composteiras, que consumirão a maior parte do material, deixando para ser descartado somente alguns ossos, alimentos cozidos e gordurosos. Com as composteiras, o lixo vira humus, que pode ser vendido ou dado como um mimo aos clientes. Uma outra alternativa são máquinas que trituram, prensam e desidratam o lixo, transformando-o em um pó, que pode ser descartado ou usado como adubo. O maior problema desses métodos são o alto custo de implantação e a manutenção dos sistemas. As máquinas de triturar lixo, por exemplo, chegam a custar R$50.000,00, o que é inviável para a maioria dos restaurantes. Já as composteiras exigem um trabalho diário e cuidadoso para evitar mau cheiro e garantir a decomposição correta.

Uma outra forma de tratar esse lixo é a utilização de trituradores instalados em pias, que levam os resíduos pelo esgoto. Existe um problema muito sério com esse sistema, que é o acúmulo de resíduos em canos do restaurante e da rede pública. Vale lembrar que resíduos com excesso de gordura são triturados juntos com os alimentos, o que contamina, de forma muito séria, o esgoto, aumentando os custos e a utilização de produtos químicos em seu tratamento.

Contudo, a principal ação, tanto para proprietários de restaurantes quanto para pessoas comuns, é a utilização racional de produtos. A idéia é evitar grandes embalagens,  ter mais cuidado nas compras e evitar o consumo desenfreado e o desperdício. A regra dos 3 Rs sempre é válida. Primeiro se pensa em Redução de consumo. Depois em Reutilização de produtos e embalagens. Somente após, se descarta da maneira mais correta possível para Reciclagem.

Leia também sobre o problema causado pelo ÓLEO DE COZINHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...