sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Chocolate Amargo Contra a Depressão


Depressão é uma doença moderna, séria e difícil de ser diagnosticada e tratada. Ela também pode aparecer de forma leve, quase imperceptível. As pequenas tristezas do dia a dia podem ser um sintoma.

Chocólatras, fiquem felizes, afinal, uma das alternativas contra  depressão é o consumo de chocolate, de preferência o amargo. Pesquisas apontam que o chocolate amargo, que tem teor maior de cacau, também contém epicatequina e ácido gálico, que são substâncias antioxidantes com propriedade defensoras do coração e, até mesmo, antitumorais. O produto ainda conta com outras substâncias, como a feniletamina, que é um composto análogo a anfetamina e age como antidepressivo, e a teobromina, que é um leve estimulante.

Chocolate amargo ainda contém cafeína, outra substância estimulante, e  a anandamida, que é conhecida como a substância da felicidade, com alto poder analgésico e antidepressivo, muito comparado ao THC. Ainda conta com um alto teor calórico, ou seja, energia. O chocolate puro contém menos gordura, grande quantidade de magnésio, que é essencial para a liberação de energia para as células, ferro, que é essencial para a produção de glóbulos vermelhos, e niacina, que também é envolvida na liberação de energia para as células.

Um estudo norte-americano apresentado na Sociedade Química dos EUA alega que o chocolate contém polifenol, um composto que impede a formação do mau colesterol (LDL), ajudando assim na prevenção de doenças cardíacas e cancro. A feniletilamina, uma substância natural sintetizada pelo cérebro humano, cuja produção aumenta quando a pessoa está apaixonada, pode ser encontrada na semente do cacau. E ainda diminui os sintomas da TPM.

Mesmo sendo considerado um antidepressivo natural, quando consumido exageradamente pode levar a sérias alterações de humor, passando da euforia inicial para a carência do organismo desse alimento. Estudos também apontam que quem consome muito chocolate por dia apresenta sérios sintomas depressivos. Um dos pensamentos é que chocolate com menor qualidade e menor teor de cacau, ou que até mesmo contenha gorduras trans, contém gorduras que acabam por competir com o ômega3, substância reconhecidamente com poder de prevenir a depressão.

Para obter esses efeitos benéficos, recomenda-se um quadradinho, de aproximadamente 30g, regularmente.

fonte FOLHA DE SÃO PAULO e NUTRYBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...