terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Laboratório Francês Cria Aparelho para "Inalar" Sobremesas



Um laboratório francês de pesquisas na área de gastronomia desenvolveu um aparelho que permite inalar sobremesas. A engenhoca foi criada no final de 2009 para três tipos de coquetéis, mas o projeto evoluiu e passou a incluir as sobremesas.

A máquina transforma os doces, inicialmente líquidos, em vapores que podem ser aspirados com um canudo de vidro, evitando a ingestão de calorias. O aparelho se chama Le Whaf e é um recipiente redondo de vidro com uma torneira, como se fosse um filtro de água ou um bong, para os familiarizados.

O líquido adocicado é colocado no Whaf e uma nuvem ou uma fumaça se forma dentro do recipiente. A tecnologia integra o uso de ondas de ultrassom por cristais que se polarizam eletricamente ou se deformam em um campo elétrico. Minúsculas partículas são formadas e ficam suspensas dentro do equipamento, formando vapores que podem ser inalados.

O Whaf foi criado pelo professor de Harvard David Edwards, fundador do Le Laboratoire, em Paris, que é um apaixonado por projetos que misturam ciência, gastronomia e arte. A máquina foi desenhada pelo designer culinário Marc Bretillot. Edwards, que realizou trabalhos científicos sobre novos modos de aplicação de remédios e vacinas por meio de aerossóis, define o Whaf como "uma nuvem de sabores".

"Há centenas de anos, talvez milhares, nós passamos a comer cada vez menos durante as refeições, mas de maneira mais frequente", diz o professor de Harvard. "O Whaf nos orienta em direção a um futuro no qual comer é tanto um ato efêmero quanto um ato essencial, como o de respirar."

"Após as guerras, nós passamos de uma necessidade maior de comida ao oposto de hoje que precisamos comer menos. Nós queremos menos calorias, mas cada vez mais prazer e sensações. Nesse sentido, o Whaf parece ser uma das respostas possíveis", diz o designer culinário.

As receitas foram criadas pelo chef Thierry Marx, renomado especialista na França da chamada cozinha molecular (em que há uma aplicação de procedimentos científicos na arte gastronômica).

Até o momento, as sobremesas que podem ser inaladas no Whaf são tortas de limão e a tarte tatin, uma torta de maçã invertida, com a massa para cima, típico doce francês.

A assessoria de imprensa do labaratório, que já existe há três anos, diz que outras sobremesas estão sendo elaboradas.

O Le Laboratoire também já havia desenvolvido o Le Whif, um pequeno inalador que cabe no bolso e permite respirar os aromas do chocolate sem ingerir calorias.


A previsão é de que o Whaf seja comercializado na França e possivelmente em outros países até o final deste ano. "A ideia é reduzir o tamanho do aparelho para facilitar o uso doméstico", diz o laboratório. O uso do aparelho fez até surgir o verbo francês whafer para ilustrar a inalação do alimento que se transformou em vapor.

Esperamos, ansiosamente, um aparelho como esse, capaz de vaporizar feijoadas, torresmos, picanhas, bistecas, farofas, pizzas, carne seca e diversos tipos de queijo!





Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...