terça-feira, 29 de março de 2011

Restaurantes Mudam sua Visão Sobre Gestão de Funcionários


Com o objetivo de se tornarem mais competitivos no mercado, os restaurantes buscam, de forma constante, a diferenciação de suas marcas e produtos. Desta forma, um dos grandes esforços é o de valorizar as pessoas que trabalham em seus empreendimentos, buscando a satisfação de seus colaboradores e acreditando sempre que recursos humanos representam um importante diferencial. Tudo pensando em marketing interno.

Marketing interno não deve ser compreendido somente como resultado de comunicação interna ou gerenciamento de informações. A explicação mais simples constitue em  um processo educativo com o objetivo de integrar pessoas e gerar condições para que essas mesmas pessoas se motivem. Levando em conta que a motivação não pode pode ser espontaneamente gerada apenas com conversas. A motivação é inerente a cada pessoa. O que podemos fazer é estimulá-la ou não, na proporção certa para cada indivíduo.

Assim sendo, endomarketing caracteriza-se como um processo gerencial, cíclico, continuado e em direção a um determinado propósito da organização. É integrado aos demais processos do restaurante, funcionando, dessa maneira, como uma ferramenta muito útil para obtenção de metas. Pode-se então denominar endomarketing como “Gestão de Marketing Interno”, tendo como objetivo principal promover a motivação das pessoas por seu trabalho, obtendo seu comprometimento com os objetivos estratégicos do restaurante. Trata-se então de uma forma mais prática de ver o papel do marketing interno, uma vez que colaboradores mais comprometidos terão maior produtividade e, por conseqüência, o restaurante obtém melhores lucros e resultados.

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