quinta-feira, 19 de maio de 2011

Arroz de Origem Controlada Brasileiro


Após um longo trabalho de seleção de sementes, melhoria da tecnologia de beneficiamento dos grãos, rigoroso aprimoramento do controle do manejo sustentável e dos cuidados ambientais de agricultura ecológica, o arroz cultivado em 12 municípios do Norte do Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro produto brasileiro a receber uma Denominação de Origem. Ela é um certificado que atesta a qualidade de um produto e sua correta relação com os recursos naturais e humanos da região onde é produzido.

Primeiro grão do Brasil a ter essa distinção, o arroz gaúcho é cultivado por 1.474 agricultores em 12 municípios, numa área de 130 mil hectares, com produção prevista de 600 mil toneladas para este ano. Fará companhia ao exclusivo arroz espanhol de Calasparra, o primeiro do mundo a obter em 1986 a Denominação de Origem, e do francês de Camargue, que ingressou para o seleto time em 2000.

O arroz é o cereal mais consumido do planeta. Com origem na Ásia Oriental, sua produção já existe há mais de 5 mil anos. Essencial para mais de três quartos da população mundial, já são catalogadas mais de 8 mil variedades espalhadas por todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...