quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ferran Adrià fala Sobre sua Ausência na Lista dos Melhores do Ano


Durante nove anos, o chef Ferran Adrià esteve por nove vezes na lista dos melhores restaurantes do mundo. No décimo ano, em 2011, nada! Nem uma menção entre os cem primeiros...

Na semana em que foi divulgada a lista da revista inglesa "Restaurant", todo mundo sabia que Ferran Adrià, do elBulli, estaria de fora, já que decidiu fechar o restaurante em julho. Conhecido como criador da cozinha molecular (título que rejeita), o chef se diz feliz, pois nunca esteve tão dentro da lista quanto agora. Segundo Adrià, os oito primeiros lugares do ranking são seus 'filhos' ou, pelo menos, foram influenciados por ele.

Ferran Adrià diz que ter ficado entre os 50 melhores restaurantes do mundo por tantos anos já alimentou seu ego o suficiente. Agora, o novo projeto é a sua fundação (elBulli Foundation), que é um centro de criatividade e que divulgará todos os resultados de suas experiências pela internet.

Como ainda estão trabalhando no tema, Ferran não pode adiantar muita coisa. Só que em 30 de julho, o elBulli vai fechar e depois ele viajará por cinco meses para descansar. A fundação começará a funcionar somente em 2014. Como esse projeto não atenderá clientes, o máximo que o chef prevê é durante 30 dias por ano convidar estudantes e jornalistas para provar as criações.

Ainda sobre o fechamento do elBulli, Adrià não se espanta das pessoas acharem estranho. Mas argumenta que isso já foi feito antes. Afinal, a oficina do elBulli começou em 1998, antes do restaurante inaugurar, e funcionou durante 6 meses em Barcelona. Ali, muito foi estudado e criado, buscando-se uma nova forma de fazer gastronomia.

fonte FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...