terça-feira, 13 de setembro de 2011

G-9 da Gastronomia Assina Declaração para Inspirar Jovens Chefs


Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas pela demora em incluir uma nova postagem. Estávamos com problema no Blogger que só conseguimos resolver hoje. Mas vamos ao que de mais interessante está acontecendo na Gastronomia Mundial!!!!

Como foi antecipado aqui no blog, o G-9 da Gastronomia Mundial, grupo formado por Ferran Adrià, René Redzepi, Yukio Hattori, Massimo Bottura, Michel Bras, Dan Barber, Gastón Acurio, Alex Atala e Heston Blumenthal (que não pode comparecer ao evento) apresentou neste domingo (11) uma declaração-síntese do papel do cozinheiro contemporâneo.

Denominado "Declaração de Lima", o texto foi firmado durante a quarta edição do evento internacional de gastronomia Mistura 2011, que acontece até o dia 18 em Lima, no Peru.

Segundo Acúrio, idealizador deste que é o maior evento de gastronomia da América Latina, dono de 32 restaurantes em vários países e promotor da cozinha peruana no mundo, a Declaração de Lima - uma carta aberta aos cozinheiros do futuro “representa de maneira simples e acessível um discurso comum, que pode inspirar jovens cozinheiros de todo mundo”. Suas linhas gerais reforçam o papel múltiplo do cozinheiro, em suas relações com a natureza, o desenvolvimento sócio-econômico, a transmissão do conhecimento e a ética. “É um ponto de partida, não um ponto final”, emendou o catalão Ferran Adrià.

O grupo de chefs também faz parte do conselho assessor internacional do Basque Culinary Center, a primeira universidade dedicada às ciências alimentares da Espanha, prevista para começar a funcionar ainda este mês. O G-9 promoveu sua reunião anual durante o Mistura.

A carta foi apenas um dos momentos impactantes do evento, que acontece desde o dia 9 de setembro e espera receber 300 mil pessoas no Parque de la Exposición. Verdadeiro encontro entre o público, produtores de alimentos e cozinheiros, o Mistura inclui uma extensa programação de palestras com chefs de vários países à moda dos congressos gastronômicos mundiais, como o famoso Madrid Fusiòn.

fonte UOL

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post! Esta é uma bela iniciativa do G-9 da gastronomia. Faz uma grande diferença quando os nossos ídolos nos mostram uma direção.
    Sou produtor de bebidas Gourmet (Cachaça e Licores) e forneço meus produtos ao D.O.M..
    Os contatos que tive com o Alex Atala já foram de uma inspiração magnífica.
    Esta declaração vai inspirar muitos jovens chefs.
    Muito bacana!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...