segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Novas Tecnologias de Preparar Café Coado Chegam ao Brasil

Na última Copa Nórdica de Barista, um especialista em café declarou que o espresso "é um método ruim de preparo", conta Isabela Raposeiras, do Coffee Lab, que conquistou o quinto lugar nas provas de torra para café coado.

"É um método fadado a dar errado, é complexo", diz, referindo-se às variáveis que podem interferir, como a moagem, a temperatura e o tempo de extração. "Qualquer deslize aparece na bebida."

Aeropress

Já é tendência mundial, que se aproxima do Brasil com timidez, é a exploração de outros métodos de preparo. "O café coado não é um método novo, mas surgem novas tecnologias", diz Cecília Sanada, do Octavio Café, que acaba de receber três máquinas caseiras.

Máquina Clover
Ao lado da Clover (máquina americana que combina infusão e filtragem via vácuo) e da Aeropress - método que combina pressão e filtragem e fornece uma bebida com textura de café coado e complexidade de aromas de um espresso, o Octavio disponibiliza ainda um recurso americano, a Chemex, e outro japonês, o V 60, da Hario.

Café em Suporte Japonês, do Coffe Lab
Ambos são feitos à mesa. O americano tem forma de ampulheta, que ajuda a reter o calor, e filtro em formato de cone, que segura com eficiência os resíduos por ser mais espesso. O japonês V 60 trata-se de um coador de cerâmica com sulcos internos em espiral, que permitem melhor fluxo da água. Isso diminui o tempo de contato com o café moído e evita a possibilidade de obter uma bebida amarga.

O café coado se mostra mais (o espresso é muito concentrado). Nele é possível captar as nuances mais suaves e conseguir a mesma qualidade em casa do que o feito em cafeterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...