quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ferran Adrià Inaugura o 41 Grados com o Irmão



O chef Ferran Adrià acaba de inaugurar com o irmão caçula, Albert, uma versão miniatura, urbana e bem mais casual do El Bulli.
Para isso, mudaram o conceito do 41° (http://www.41grados.es/), o pequeno bar que os irmãos abriram em Barcelona pouco antes do fechamento do El Bulli. Ele foi transformado em um restaurante de vanguarda e agora serve jantares surrealistas de 41 pratos para 16 comensais por noite, que custam € 153, aproximadamente R$ 365,00, com coquetéis, sem vinho incluso.

Albert, irmão de Ferran, é quem dá plantão diariamente, comandando a saída dos pratos como um maestro, em pleno salão. O menu elaborado por ele incorpora invenções recentes e vários minipratos pinçados do repertório do El Bulli.

Há clássicos vintage, como o corte de parmesano, um sorvete de parmesão ensanduichado entre biscoitos crocantes, e os pistachulines, pistaches envoltos em lindo "véu" branco com gosto ligeiramente ácido de iogurte, ambos hits "bullinianos" de 1997. Há ênfase nos presuntos ibéricos e nos peixes e frutos do mar, como o atum, que aparece em dois dos bocados mais deliciosos.

Os pequenos bocados líquidos, sólidos, espumosos ou congelados do menu-degustação, o único disponível, dão a volta ao mundo. Um caldo de jamón ibérico com fiozinhos de alcachofra inspira-se na China; um glóbulo de creme de milho temperado com pimenta chipotle e servido sobre meio limão homenageia o México; o disco gelado de coco com fortes sabores de limão e curry vermelho resume a Tailândia em poucos matizes de sabor; e o tiradito com molho leche de tigre de pimenta ají reflete o fascínio crescente dos Adrià pela comida sul-americana.

Nota-se a mão de Albert na trilha sonora que acompanha a progressão de sabores e humores. Cinéfilo e diretor de curtas, compôs um setlist cinematográfico que começa zen e tem momentos ora épicos, ora românticos. Progride e pega embalo até chegar ao rock do final, quando já é permitido acesso aos clientes que querem tomar um drinque, a partir da meia-noite.

As diferenças entre o El Bulli e o 41 Grados são tão grandes quanto as suas semelhanças. O novo restaurante, além de muitíssimo menor, tem aspecto cool, luz baixa e décor urbano e moderno. Oferece curta lista de vinhos, com maior enfoque na coquetelaria.

Para provar, é preciso fazer reserva por e-mail (experience@41grados.es). São admitidas apenas mesas de duas ou quatro pessoas. Temendo comparações entre o novo e o extinto, os irmãos Adrià têm mantido a novidade relativamente resguardada. A hora para quem quiser boas chances de conseguir uma mesa, portanto, é agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...