quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como Fazer Cerveja sem Álcool



Depois da lei seca e da proibição, em alguns estados, do consumo de álcool em estádios de futebol, a cerveja sem álcool passou a fazer parte de nossas vidas.

O principal problema dessa bebida é que o álcool é um derivado da fermentação do açúcar dos grãos utilizados em qualquer tipo de cerveja. Tudo seria mais fácil se fosse o produtor que adicionasse o álcool à bebida...

Para se retirar o álcool da cerveja, são necessários utilizar alguns processos industriais. Existem três métodos distintos:

1. Pode-se separar o álcool da cerveja fazendo uma filtragem por membranas, chamadas super filtros ou membranas de microfiltragem ou osmose reversa. Essas membranas são semi permeáveis e com a utilização de alta pressão, o álcool passa pelo filtro, mas os outros compostos não passam.

2. Pode-se, simplesmente, aquecer a cerveja em condições ideais (para não perder sabor, cor ou textura) a um ponto que o álcool evapore da bebida.

3. Pode-se interromper a fermentação da bebida. Esse é o processo mais utilizado no Brasil. Mosto é a combinação de malte, água e lúpulo. Durante o processo de fermentação, os açucares do mosto são transformados em álcool e gás carbônico. Normalmente, esse processo é feito a uma temperatura de 12°C. Para se fazer cerveja sem álcool, isso é feito ente 6°C ou 7°C. Isso faz com que a fermentação produza aromas característicos de cerveja, mas produz álcool em baixa quantidade, em torno de  0,35%. Vale lembrar que para ser considerada sem álcool, uma cerveja precisa ter, no máximo, 0,5% de teor alcoólico. 

Segundo a legislação brasileira, as cervejas sem álcool ainda precisam conter em seus rótulos alertas sobre o consumo moderado e a proibição do consumo por menores de 18 anos.

O mercado de cervejas sem álcool corresponde a 0,75% do consumo nacional de cervejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...