quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

No Restaurante, como Agir em Situações Contrangedoras



Achou uma minhoca na salada? O pessoal da mesa ao lado está fazendo baderna e quebrando o clima do seu jantarzinho romântico? O garçom está com o zíper da calça aberto? Certas providências precisam ser tomadas, mas não há motivo para armar um escândalo e se estressar. Afinal, essas e outras situações chatas (infelizmente) acontecem até nos melhores estabelecimentos. Quase todo mundo já passou ou presenciou alguma cena ou atitude embaraçosa.

A missão de qualquer estabelecimento é minimizar os danos, acalmar os comensais e tentar evitar que no futuro esses deslizes se repitam. Quem sai de casa quer se divertir e o papel da equipe é tornar a visita das pessoas uma experiência agradável. Abaixo listamos 10 dicas para você agir em situações constrangedoras. Relaxe, respire fundo e vamos lá.

1- Tem um elemento estranho no meu prato (um pedaço de plástico, um cabelo, uma mosca, um pelo do saco do feijão, etc.)

O cliente deve chamar o garçom e mostrar o "brinde" que encontrou na comida. A conduta esperada é que o prato seja substituído por outro igual ou à escolha do cliente. Se o novo prato tem valor superior, uma forma de compensar o deslize é cobrar o valor do anterior, o mais barato.

2- A taça de vinho chegou à mesa com uma marca de batom na borda

A sujeira deve ser mostrada ao sommelier ou ao garçom. A taça deve ser imediatamente trocada, e não há problemas em aceitar um agrado do restaurante, como um petisco para acompanhar a bebida enquanto a comida não vem ou uma sobremesa de graça no final da refeição.

3- A carne está muito mal passada

Deve-se informar o garçom assim que o prato chega à mesa e a falha é notada. Mas o correto mesmo é deixar claro o ponto desejado na hora de fazer o pedido. Muitas vezes, o "mal passado" do chef é diferente do imaginado pelo cliente. O mesmo serve para massas e risotos, normalmente servidos al dente (mais durinho). Aqui, a comida volta para a cozinha e, geralmente, o prato é trocado. Também cabe a casa informar o padrão estabelecido pelo restaurante, que é o mais correto a se fazer.

4- Tudo certo com o meu prato, mas o da minha companheira está trocado

Alerte o garçom enquanto ele ainda estiver servindo. Se o jantar for de casal, o correto é ele voltar com os dois pratos para a cozinha e servi-los juntos. Mas se a mesa for grande, o jeito é manter o bom humor e beliscar a batata frita de seu vizinho enquanto espera a troca.

5- Quero comer este prato, mas não do jeito que está descrito no cardápio

Tem cliente que, quando faz o pedido, pede um filé a parmigiana sem queijo, um hambúrguer no prato e com o pão à parte ou um linguado Belle Meunière sem alcaparras. Até aí, tudo bem, mas o problema é quando ele quer substituir os ingredientes por outros, que nem sempre estão disponíveis. Neste caso, tudo vai depender da boa vontade do chef. Afinal, o que o restaurante tem para oferecer é o que está no cardápio, a cozinha não está lá para executar todo e qualquer prato que o cliente está com vontade de comer. Lembre-se: um estabelecimento comercial não é a sua casa.

6- O pessoal da mesa ao lado está falando alto e fazendo muita algazarra

Não faça "shhhh" ou dirija-se à turma barulhenta, isso só vai criar estresse e constrangimento. Chame o maître ou o garçom e exponha o seu problema. A melhor saída, aqui, é mudar de mesa.

7- Aquele senhor ali do canto não tira os olhos das minhas pernas

Fique fria e não vá cobrar satisfações direto com essa figura inconveniente com a faca na mão. Avise ao garçom ou maître o que está acontecendo e peça que ele tome uma providência. Mais uma vez, a troca de lugar é a melhor saída.

8- O garçom está com o zíper da calça aberto

Essa é uma situação complicada. O melhor a fazer é chamar o maître e, com leveza e humor, comentar o que está acontecendo, sem fazer tempestade em copo d’água por uma razão tão prosaica. Coloque-se no lugar dele: se você estiver com uma alface grudada no dente, vai gostar de ser avisado sem alarde.

9- Um item que eu não consumi está aparecendo na conta

Chame o garçom ou o maître e mostre o item que está incluído erroneamente na conta. Mesmo que o restaurante tenha certeza de que o cliente consumiu a quarta ou quinta caipirinha, o correto é retirá-lo da nota. Sem discussão.


10- O vinho que pedi ou que foi sugerido pelo pessoal da casa não me agradou na prova


Muitos se confundem com a prova do vinho. Ela serve para o cliente verificar se ele está em boas condições de consumo e não se é agradável ao paladar. O ideal é a casa ter uma equipe treinada para sugerir rótulos que agradem ao paladar do cliente e harmonizem com os pratos pedidos. Simples perguntas do pessoal de salão podem evitar desastres gastronômicos. Mas se mesmo com esses cuidados o vinho não agradou ao paladar, infelizmente o ideal é dar uma segunda chance ao vinho e consumi-lo junto com os pratos. Uma solução para vinhos mais potentes é solicitar à equipe de atendimento que o vinho seja decantado. Apesar de parecer coisa de enochato, vinhos mais complexos ganham outra personalidade quando "amaciados" em decanters.

fonte GESTÃO DE RESTAURANTES

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