terça-feira, 24 de abril de 2012

Cresce o Mercado de Cervejas Artesanais Curitibanas



Os curitibanos são conhecidos como consumidores exigentes e sua aceitação a estas cervejas artesanais servem quase como uma prova de fogo para estes produtos. A recente oficialização da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Paraná (ACERVA-PR) também tem tudo para fortalecer e impulsionar este mercado ainda mais. Nomes como Bodebrown, Way Beer e Quitéria, já familiares, só devem ganhar mais consumidores nos próximos anos.

O resultado final costuma ser interessante e diferente. O que acaba conquistando um público às vezes até maior do que a própria produção das sete microcervejarias locais. Quem explica melhor esse mercado é o jornalista, blogueiro, editor de mídias sociais e sommelier de cerveja Luís Celso Jr.

Por que está em alta?
Há vários fatores que fizeram o homebrewing começar a se popularizar. Um deles é um movimento que também acontece na gastronomia. As pessoas estão procurando o lazer, e cozinhar para os amigos é algo muito prazeroso. Fazer cerveja, igualmente. E tem muito de culinária nisso, envolve panelas, cozimento, fermentação... Ou seja, acredito que a questão básica está no prazer de fazer algo para si e para seus amigos. Outros fatores são o maior acesso à informação, insumos e equipamentos que ocorreu nos últimos anos, assim como o surgimento de cursos especializados.

Qual a diferença das cervejas daqui de Curitiba?
Curitiba vive um momento muito bom em relação às cervejas especiais. A demanda cresce, o mercado, o hobby, enfim, tudo está florescendo. Não há uma característica específica da cerveja de Curitiba, apesar do clima favorecer certos estilos em detrimento de outros. Mas acredito que a produção local está refletindo esse florescimento principalmente em qualidade. Dos pequenos produtores artesanais - que fazem a cerveja para seus amigos em casa, inovando, experimentando novos caminhos e testando possibilidade em seus "laboratórios" - até as microcervejarias, há excelentes produtos. E o reconhecimento aparece no consumo e nos prêmios que as cervejas daqui estão trazendo.

Por que os rótulos são sempre divertidos? Humor é marca?
Não há um motivo específico para isso. No entanto, acredito que é uma marca, uma forma de se diferenciar no mercado. A cerveja por natureza já é um produto informal - diferente do vinho, por exemplo, que tem um ar mais solene - e isso fica ainda mais evidente na pequena produção artesanal. Sem as amarras tradicionais aplicadas aos produtos de grandes marcas, a criatividade rola solta e esse tom divertido chama a atenção.

Precisa de muito espaço para ser um home brewer?
Homebrewing é um hobby que demanda um certo esforço. Apesar de costumeiramente dizermos que não é difícil, envolve alguns conhecimentos, equipamentos e instalações adequadas. Sim, é necessário algum espaço para fazer cerveja em casa, mas sei de pessoas que conseguem fazer até mesmo no próprio apartamento, dependendo do estilo a ser feito. Além da produção em si, a cerveja também tem um período de fermentação e maturação que leva alguns dias, e precisa de local e condições ideais de armazenamento. Mas tudo isso varia bastante. Então, o melhor para quem quer se iniciar nessa prática, é fazer um bom curso de como fazer cerveja em casa antes de começar.

fonte Sorttie Soluções Criativas 



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