terça-feira, 4 de setembro de 2012

Como o Café é Consumido no Mundo



Que o café é uma das bebidas mais populares do planeta, todo mundo já sabe, mas há diferentes formas de consumo em cada país, que podem até pegar de surpresa alguns paladares. Segundo Bianca Bader, coordenadora de marketing da Starbucks Brasil, cada continente tem o seu acompanhamento para a bebida.

Na América Latina, o café costuma harmonizar bem com nozes, caramelo e chocolate. Já na África, com alimentos à base de laranja, limão, frutos silvestres e blueberry. E na Ásia, com alimentos salgados com queijos ou amanteigados, maçãs, peras e especiarias como a canela.

“O princípio de toda harmonização é que ela pode ocorrer por similaridade, com ingredientes de características parecidas, para equilibrar ou intensificar um sabor, ou por contraste, em que irá destacar ou equilibrar sabores mais intensos, e criar uma terceira experiência sensorial”, explica Cleia Junqueira, coordenadora do Sindicato da Indústria de Café no Estado de São Paulo.

Algumas combinações pelo mundo:

- Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch".

- Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada.

- Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole.

- França: em alguns lugares há a combinação do café com chicória.

- Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas.

- Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces.

- Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly.

- Portugal: os portugueses tomam o expresso como nós. Más lá ele é chamado de bica.

- África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardamomo, alho ou gengibre.

- Bélgica: é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara e derretido ao entrar em contato com o líquido.

- Áustria: pode-se beber o produto misturado com figos secos. Há ainda a tradição de oferecer bolos e doces para acompanhar o café com chantilly.

- México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouquíssimo sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...