quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dieta do Dr. Atkins, ou Dieta da Proteína


Essa dieta foi criada pelo cardiologista americano Robert Atkins (1930-2003) e ficou conhecida em todo o mundo como a dieta da proteína. Essa dieta causa controvérsia há mais de 3 décadas, desde que foi criada em 1972.

O programa parece simples. A principal meta é restringir drasticamente a ingestão de carboidratos em todas as refeições e priorizar o consumo de proteínas, ou seja, alimentos de origem animal como carnes, ovos, peixes, bacon, embutidos e queijos amarelos, entre tantos outros.

O que acontece dentro do organismo é um processo bioquímico em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos, substâncias que podem ser usadas pelo corpo como fonte de energia quando falta carboidratos, que são responsáveis por fornecer energia ao organismo. De acordo com Dr. Atkins, esse mecanismo, chamado cetose, é essencial para o emagrecimento.

O principal argumento do médico americano é que quando o organismo está em cetose a fome simplesmente não existe, o que leva a uma  perda de peso rápida. Nesse tempo, o organismo sofre adaptações metabólicas e passa a usar os corpos cetônicos como fonte de energia, poupando um pouco de glicose para o cérebro, o seu principal dependente. E com alguns dias em cetose o organismo se libera da dependência dos carboidratos e passa a utilizar as gorduras como fonte de energia. O organismo passa a consumir as gorduras armazenadas e as ingeridas como fonte de energia.

E é justamente aí que começam os problemas. A dieta é desbalanceada, pois o consumo de proteínas e gorduras saturadas sobrecarrega os rins e pode causar problemas renais sérios, principalmente para diabéticos e pessoas com problemas cardiovasculares ou qualquer outra disfunção do metabolismo. Ainda existem estudos que indicam que o alto consumo de gordura saturada cria placas de gorduras em veias e artérias e ainda pode aumentar os níveis de colesterol.

A dieta pode causar algums sintomas, principalmente a falta de concentração causada pela falta de glicose no cérebro. O cérebro é o órgão que mais precisa de carboidratos, que convertidos em açucares, geram energia para todo o corpo. O cérebro não se alimenta de gorduras, proteínas, frutas ou verduras, mas exclusivamente de carboidratos. A falta de carboidratos ainda causa cansaço excessivo, sono, tonturas, alteração no humor, tremores e, em algumas pessoas, propensão a demaios.

Alguns especialistas ainda afirmam que grande parte do peso perdido se dá pela perda de massa muscular com pouca perda de gordura. Outro problema é causado pela falta de fibras, que acarreta forte prisão de ventre e sérios problemas intestinais.
Apesar de funcionar sob o aspecto perda de peso, a dieta do Dr. Atkins é conhecida pelo rebate, conhecido como efeito sanfona, muito conhecido por quem faz dietas. Essa dieta foge muito dos nossos padrões alimentares, por isso fica tão difícil seguir por muito tempo. Um dos principais problemas se dá por não haver uma  reeducação alimentar planejada e eficiente. Chega uma hora que ninguém aguenta comer tanta carne e acaba comendo caboidratos, é infalível...

Nossa dica: se quiserem fazer dieta a sério, consultem um nutricionista ou um endocrinologista. Precisamos fazer certo, para fazer somente uma vez.

fonte HOW STUFF WORKS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...