quarta-feira, 13 de abril de 2011

Moradores de NY se Organizam em Cooperativas de Orgânicos


Nova York, nos EUA, tem uma cooperativa de alimentos baratos e sem agrotóxicos em que o consumidor é também funcionário. A cooperativa surgiu nos anos 70, no auge da contracultura americana, que se destacava na luta contra a guerra do Vietnã e pelo movimento dos direitos civis. A dúvida na época, além de política, começou a acontecer também sobre os alimentos. De onde vinha a comida? O agronegócio é algo confiável? Podemos viver sem agrotóxicos?

Considerados hippies, um grupo de pessoas arregaçou as mangas e se organizou em uma cooperativa. Para adquirir o direito de comprar, é preciso se associar. A regra é a seguinte: as mercadorias não podem custar mais de 21% acima do preço pago pela cooperativa. Os funcionários são todos associados e não recebem salário. Cada associado precisa trabalhar pelo menos 2h45 por mês, se dividindo entre as funções de faxineiro, caixa, empacotador, embalador, etc.

Além da preocupação grande com o que as pessoas comem, existe também um cuidado com o meio ambiente. A energia elétrica usada no local vem dos ventos. A companhia de eletricidade de Nova York oferece um plano em que as pessoas podem optar por usar energia limpa e é essa que está iluminando as prateleiras e as gôndolas de todo o supermercado da cooperativa. A conta de luz fica 15 mil dólares mais cara por ano, mas ninguém reclama de pagar mais. Nesse caso, é para proteger o meio ambiente.

O mercado não dá lucro. O dinheiro das vendas é usado para comprar mais mercadorias e para manter a cooperativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...