quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alface Transgênica Brasileira Terá 15 Vezes Mais Ácido Fólico



Nos próximos cinco anos, será colocada no mercado brasileiro uma alface com concentração 15 vezes maior de folato. Em fase de estudos de biossegurança, a hortaliça, com apenas 12 gramas, poderá suprir 70% da necessidade diária de ácido fólico, cuja ausência no organismo pode causar depressão e problemas na gravidez.

Através do projeto realizado pelo Embrapa, foi desenvolvida uma alface crespa com genes da planta Arabidopsis thaliana, primeira espécie a ter o genoma completamente sequenciado. 

"A principal função desta alface será servir como alternativa para obtenção de ácido fólico sem necessidade de ingestão de medicamentos", afirma o pesquisador Francisco Aragão, que coordena a pesquisa.

Após serem realizados os testes, a comercialização dependerá da liberação na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

A recomendação de ingestão diária nos homens adultos é de 200 microgramas de ácido fólico por dia, enquanto que para as mulheres é de 180 microgramas. Durante a gravidez, a dose diária recomendada dobra para 400 microgramas, isto porque o consumo adequado de ácido fólico por gestantes reduz em até 80% os casos de má formação do tubo neural de bebês - que implicam em anomalias permanentes como espinha bífida e anencefalia. 

Outros estudos mostram que o ácido fólico ajuda a prevenir fissura labiopalatal (lábio leporino), além de evitar casos de depressão em jovens e adultos.

Atualmente no Brasil somente 13,8% das mulheres tomam suplemento de ácido fólico antes de engravidar, e no sistema público este número cai para 3,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...