quinta-feira, 12 de março de 2015

Fazenda urbana em Berlim


A aquaponia é a nova onda na Alemanha!

Um grupo de produtores e investidores alemães se juntaram para produzir, em larga escala, legumes, verduras e peixes de forma sustentável e praticamente dentro da cidade.

A estufa de 1,8 mil metros quadrados construída no bairro de Schöneberg, ao sul da capital alemã, tem capacidade de produzir anualmente cerca de 35 toneladas de verduras e legumes e 25 toneladas de peixe. 

O sistema é alimentado pela água da chuva - cerca de 70% de toda água utilizada provem dos céus - e é naturalmente enriquecida pelos resíduos dos próprios animais criados ali. Existe, ainda, um sistema de reaproveitamento de CO² produzido pelos peixes. O gás é redirecionado para as plantas e funciona como um "fertilizante". 

Mais uma vantagem é a proximidade da fazenda com o consumidor final. Não há grandes custos e emissão de poluentes com o transporte e o alimento chega fresquinho na mesa do cliente.



Cerca de cinco funcionários são necessários para tocar a fazenda, que combina o uso de um sistema computadorizado para irrigação e controle de temperatura com a plantação manual das mudas.

Atualmente estão sendo produzidos no local tomate, pepino, pimentão, berinjela, diversos tipos de salada, temperos e os chamados microgreens – pequenos vegetais ricos em nutrientes. O sistema, no entanto, pode produzir cerca de 400 espécies de plantas.

Os produtos comercializados são orgânicos, inclusive os peixes, que são alimentados apenas com ração orgânica. Além disso, não são utilizados pesticidas e fertilizantes químicos na produção das verduras.


A empresa foi criada em 2012 e usou um contêiner como protótipo para desenvolver a técnica aplicada na fazenda. A construção da estufa levou seis meses e custou mais de 1 milhão de euros (cerca de R$ 3,3 milhões). O projeto foi financiado por um fundo de capitais e um investidor privado.

Uma segunda fazenda ECT já está sendo construída na Suíça.

FONTE: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...