sábado, 14 de março de 2015

Desvendando mitos

Todos já ouvimos alguém jurar que algum alimento faz mal pra saúde, ou que você PRECISA comer tal e tal legume para ter uma vida saudável. Mas será que tudo o que dizem por aí é verdade?

Pense bem antes de sair espalhando alguns mitos por aí!

1. Comer cenouras dá às pessoas visão noturna.


MITO! Não, comer cenouras, independentemente da quantidade, não vai te dar super poderes.

Esse mito nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando surgiram rumores de que os pilotos britânicos de avião tinham desenvolvido visão noturna em conseqüência de sua dieta rica em cenouras.

O mito acabou virando até propaganda do exército britânico:




Claro, cenouras são super saudáveis e você não deve deixar de comê-las só porque elas não vão te transformar no próximo super-herói da Marvel. Elas contém vitamina A, que realmente ajudam a melhor a visão, porém, a visão noturna ainda é coisa só dos quadrinhos (pelo menos por enquanto!).

2. Açúcar deixa crianças superativas


MITO! Não há qualquer evidência de que o açúcar deixe o ser humano hiperativo, muito menos crianças. Obviamente, existem várias razões para você não deixar o seu filho se entupir de doces, mas esse, você pode descartar da sua lista.

3. Você precisa ingerir 8 copos de água por dia


MITO! Assim como o último mito, essa é uma afirmação que provavelmente você ouve sempre e que não tem qualquer tipo de evidência científica. 

Sem surpresa alguma, companhias que engarrafam água foram as primeiras a espalhar essa "recomendação", inclusive afirmando que uma desidratação leve poderia levar a doenças e as pessoas acabaram acreditando.

Na verdade, o quanto de água que cada um deve ingerir por dia varia de acordo com a idade, sexo e atividades diárias. Não há um número exato. Além disso, deve-se levar em conta que todos os alimentos que consumimos durante o dia possuem uma porcentagem de água em sua composição, e que também devem entrar na conta da hidratação.

4. Carboidratos são inimigos da sua dieta


MITO! Nem todo carboidrato vai sabotar o seu regime. 

Ao contrário, um estudo realizado com 10.000 americanos, em 2002, mostrou que aqueles que ingeriam uma maior quantidade de carboidratos eram aqueles que tinham uma dieta de menor calorias.

Os carboidratos fazem bem para sua saúde e ajudam a perder peso. Prefira legumes e grãos integrais pois eles possuem carboidratos complexos. Eles irão te ajudar a se sentir satisfeito com menos comida e por mais tempo, fazendo com que você coma menos durante o dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...