sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Previsões Gastronômicas para 2011


Enquanto sites, jornais e revistas ainda fazem a retrospectiva do ano que passou, empresas de tendências dão seus palpites sobre o que deve pipocar no mundo gastronômico em 2011.

Podemos começar falando do novo canal CHEF TV, já citado pelo blog, ainda em agosto. Com estréia prevista e confirmada para janeiro, o canal chega com força total aos assinates TVA de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis e conta ainda com uma TV pela internet, disponibilzada para todo o mundo. O Chef TV é o primeiro canal brasileiro com 24 horas de programação diária dedicada ao mundo da gastronomia. São mais de 30 programas, entre produções próprias e conteúdo internacional inédito no Brasil.

Na cozinha, chefs brasileiros apostam na expansão dos ingredientes locais, com atenção especial ao Cerrado brasileiro e à Amazônia. Entre os produtos que merecem destaque estão taioba, cambuci, uvaia, grumixama e o ascendente cacau baiano, que tem se destacado nos últimos anos e promete ganhar o status de iguaria logo, logo. Outros ingredientes que podem ganhar espaço são alguns óleos vegetais, como por exemplo o óleo de castanha do Pará e o óleo de licuri. Ainda existe uma certa especulação sobre o começo da utilização de ervas medicinais, com grande poder aromático, na gastronomia regional brasileira.

Outra especulação do mercado gastronômico é a corrida de grandes chefs e restaurantes paulistanos ao mercado carioca. Dizem que Alex Atala, Due Cuocchi, Kinoshita, Fogo de Chão, Figueira Rubayat, Maní e Piselli estão buscando endereços no Rio.

Por outro lado, segundo uma pesquisa realizada pela nova-iorquina Joseph Baum & Michael Whiteman Co. Inc., uma das  tendências para 2011 será o picolé com ingredientes criativos, assim como aconteceu com as balas de goma e jujubas no ano passado. Além do picolé, a agência aposta em alguns itens tradicionais como almôndegas, temperos coreanos e iogurtes especiais e importados, especialmente os gregos. Uma aposta já um pouco antiga, mas que tem tudo para se confirmar, são os cardápios sem carne. Essa tendência também foi apontada pela Andrew Freeman & Co., de São Francisco, que aposta que os vegetais assumirão o papel de protagonistas em menus requintados dos grandes chefs.

Segundo a análise dos americanos, o grande item gourmet do ano serão as tortas e whoopies, decretando o triste falecimento dos cupcakes.

fonte FOLHA DE SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO A DEZEMBRO

links internos relacionados: CHEF TV e BALAS DE GOMA E JUJUBAS PARA GENTE GRANDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...