terça-feira, 26 de abril de 2011

Festival Ver-o-Peso 2011




Ontem e hoje, dias 25 e 26 de abril, acontece a 9° edição do Festival Ver-o-peso, em Belém. Este ano, o evento homenageia o chef Paulo Martins, falecido em setembro de 2010, idealizador do evento criado no ano 2000.

O evento impressiona pela riqueza e fartura dos ingredientes apresentados aos vistantes. Não interessa quantas vezes as pessoas passem por lá, a experiência nunca deixa de ser surpreendente e enriquecedora. Ingredientes como jambu, alfavaca, chicória, cupuaçu, bacuri, taperebá, uxi, priprioca, uma infinidade de farinhas, entre tantos outros produtos, estão a disposição de quem quiser conhecer e experimentar.

Símbolo de Belém, o Ver-o-Peso é considerado uma das maiores feiras livres da América Latina e uma das principais atrações turísticas da cidade. Em uma área de cerca de 35 mil metros quadrados de construção histórica, cheiros, cores e sabores se misturam e atraem milhares de visitantes.

Dez renomados chefs brasileiros foram convidados para aprofundar seus conhecimentos sobre a culinária regional do Pará. Entre eles os já veteranos Alex Atala (D.O.M , de São Paulo), César Santos (Oficina do Sabor, de Olinda, Pernambuco) e Mônica Rangel (Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro). De Brasília, participará o cozinheiro William Chen Yen (ex-Babel). Os chefs ficam encantados com os produtos que encontram no mercado. “Eles não conseguem gravar todos os nomes, então fotografam e anotam tudo o que veem”, explica Tânia Martins, viúva de Paulo Martins.

A programação inclui uma exploração ao mercado Ver-o-Peso e um passeio de barco pela Baía do Guajará, a fim de reforçar a troca de conhecimento entre os chefs locais e os visitantes. No fim do dia, uma mesa redonda reunirá alguns dos participantes em torno de temas como o uso dos ingredientes regionais na cozinha contemporânea, a possível perda da identidade regional tradicional e o incentivo à melhoria da qualidade dos produtos.

Outro passeio garantido pela organização é uma visita a Embrapa para um apanhado técnico-científico acerca dos produtos locais. À noite, o ponto alto do evento fica por conta do Jantar Popular. Os chefs participantes criarão receitas harmonizadas com os pratos feitos pelas boieiras — as feirantes que habitualmente servem as “boias” (refeições) no mercado. Pratos tradicionais serão preparados por elas em dupla com os chefs, que acrescentarão seus toques pessoais às receitas. A entrada custa R$ 20, com direito a degustação de dois pratos.

Mercado Ver-o-Peso
Av. Boulevard Castilho França, Belém -PA

Um comentário:

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...