terça-feira, 31 de maio de 2011

Pizza Brasileira é Muito Salgada e Gordurosa, Segundo IDEC

Segundo o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a pizza vendida no Brasil apresenta quantidades elevadas de sódio e gorduras saturadas. O instituto pesquisou 17 sabores de cinco marcas: Pizza Hut, Domino’s, Sadia, Perdigão e Dr. Oetker.

Foram analisadas 433 pizzas e o resultado não é nada animador. O IDEC constatou que nenhuma das pizzas analisadas tem limites considerados saudáveis de sódio e gordura (ver quadro ao lado). O maior teor de sódio, por exemplo, foi encontrado na pizza de calabresa da Domino`s (1.098 mg por porção).

Em relação às gorduras saturadas, a campeã foi a de quatro queijos da Sadia (5,8 g por porção). Por outro lado, a marguerita da Domino`s e a marguerita da Perdigão apresentaram a quantidade mais baixa de gorduras (2 g) e a de mozarela da Domino`s é a que possui menos sódio (192 mg).

Entre os quatro sabores principais (calabresa, mozarela, quatro queijos e marguerita), as de calabresa são as que mais excedem o teor de sódio. Todas receberam pontuação máxima, com exceção da Dr. Oetker, que apresenta 421 mg.

Já por marcas, a Domino's apresenta os maiores índices gerais de sódio e gordura em geral. . Uma fatia de 214g da pizza Imperium Giga, por exemplo, tem 609 calorias, 18g de gordura (ou 81% da necessidade diária) e 2001mg de sódio (83% do indicado).

Das sete pizzas analisadas da Sadia, 4 estavam com quantidade excessiva de sal e gordura. Das 12 da Perdigão, 9 levaram cartão vermelho. Já das seis pizzas da Dr. Oetker só a de peperoni possuiu altos índices de sódio, mas ainda assim bem menor do que das outras marcas.

Numa tentativa de alertar as pessoas a respeito do alto consumo de sódio, a World Action on Salt and Health (Wash), grupo que tem o objetivo de melhorar a saúde da população a partir da redução do consumo de sal, analisou 530 tipos de pizzas disponíveis em cadeias de fast-food e em supermercados de dez países: África do Sul, Austrália, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos, Finlândia, Japão, Malásia, Nova Zelândia e Reino Unido.

A pesquisa da Wash constatou que produtos do mesmo sabor e de uma mesma rede podem apresentar diferenças na quantidade de sal em países distintos. A havaiana da Pizza Hut (pizza de abacaxi com presunto) na Nova Zelândia, por exemplo, contém o dobro de sal da comercializada no Canadá.

É importante frisar que alimentos ricos em gorduras e sódio não precisam ser excluídos completamente da alimentação, mas devem ser consumidos esporadicamente e com moderação.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas as doenças cardiovasculares (enfartes, cardiopatias, derrames cerebrais, entre outros), muitas vezes resultantes do consumo exagerado de sal, provocam anualmente cerca de 17 milhões de mortes no mundo, ocupando a primeira posição na lista de problemas de saúde que mais matam. No Brasil, estima-se que 300 mil mortes por ano sejam ocasionadas por doenças cardiovasculares, sendo que 80% delas pela hipertensão arterial.


fonte UOL

Um comentário:

  1. Aí galera do país da bota, vamos prestar atenção....Como diria o Mussum, tamo fudidis....rsrs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...