quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Clima Atípico na França Pode Provocar Ano de Vinhos Excepcionais



Os turistas podem estar achando deplorável o tempo úmido na França neste verão, mas o lado bom de todos os dias nublados na praia pode, no final, ser um ano de bom a "excepcional" para o setor vinícola francês.

Muitos especialistas em vinho dizem que somente a volta das fortes chuvas, tempestades, granizo ou pragas na última parte da temporada de maturação do fruto pode interromper o que parece ser uma colheita que irá se beneficiar do clima atípico deste ano.


Segundo a Reuters, o clima desse ano na França fez muitos vinicultores pensarem que a safra seria prejudicada. Jérôme Despey, do setor vinícola da France AgriMer, um corpo agrícola e de peixes na França, disse que a safra estaria 10 a 30 dias antecipada e seria superior em volume. Estima-se que serão 4,76 bilhões de litros de vinhos, 230 milhões a mais que a safra de 2010.

O inverno foi o mais frio em 40 anos: as temperaturas chegavam a quinze graus negativos. Janeiro e fevereiro foram melhores, mas mesmo assim houve um déficit de água de 20%. A primavera foi seca e quente, as chuvas eram raras.

"O solo quente e seco tem sua influência. O crescimento das videiras parecia difícil e as plantas pareciam mais fracas que o comum. A atividade microbiológica que nutre as vinhas sofreu com a pouca água", disse Olivier de Moor, vinicultor francês. 

Durante a primavera seca deste ano, as videiras procuraram água e suas raízes penetraram fundo no solo, momento em que o crescimento das uvas é menos prioritário. Quando veio a chuva, numa época em que os turistas ansiavam pelas praias ensolaradas, a água irrigou as videiras e colocou a safra de volta nos trilhos, voltando ao tempo de maturação normal.

"As chuvas renovaram as nossas esperanças de uma safra de tamanho razoável, porque antes a falta de água anunciava uma grave falta de suco", disse Yves Hostens-Picant, outro vinicultor de Bordeaux. "Se a segunda metade de agosto e setembro forem ensolaradas, nós podemos esperar não só um ano de boa qualidade, mas talvez um ano excepcional", complementou Jérôme Despey.

Que Deus os ouça!!! Estaremos todos no aguardo do sol!

A França é o maior exportador mundial de vinho, em valor*. O setor emprega 120 mil pessoas e gera 18 bilhões de euros (25 bilhões de dólares) em receitas.

*Acompanhe a "briga" de França e Itália para serem os maiores produtores de vinho na nossa postagem: "Itália ultrapassa a França e se torna o maior produtor de vinhos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...