terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Espumante Brasileiro é o Melhor da América Latina


“Sem dúvida alguma, o espumante brasileiro é o melhor da América Latina!” Esta afirmação foi feita pelo enólogo francês Michel Rolland, considerado um dos mais importantes e influentes do mundo, durante o evento da Miolo Wine Group, em São Paulo, no começo do mês.

Segundo Rolland, como a reformulação no processo de produção é recente, o Brasil sai na frente com o espumante por ter um tempo menor de maturação em relação ao tinto. O país possui o melhor terroir se compararmos com os vizinhos. Sobre os tintos, diz que a falta de tradição na vitivinicultura é um dos motivos de o Brasil não ter grandes destaques mundiais. “É claro que os melhores estão na França e na Itália, pois possuem séculos de produção. Mas o Brasil caminha na direção certa.”

Rolland presta consultoria para a Miolo desde 2002 e a exploração dos diversos terroirs do país é um dos focos do seu trabalho. A partir de pesquisas e experimentações com as muitas variedades de uva, foi possível descobrir regiões brasileiras que despontaram no cenário mundial na produção de vinhos e espumantes, como é o caso do Vale do São Francisco e da Campanha. Este último produz 80% dos rótulos do grupo.

Mais de 100 vinícolas de 12 países diferentes recebem a consultoria de Rolland. Ele é conhecido por mudar completamente a produção dos vinhos por onde passa. Na Miolo, colocou em prática o projeto de alterar o sistema de condução dos vinhedos aumentando a qualidade do produto.

Um comentário:

  1. Humm e viva o espumante nacional!

    Aproveito para te convidar a participar do sorteio lá no Gourmandisme: uma cesta de produtos Hershey's! beijos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Participe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...