sábado, 30 de outubro de 2010

Strogonoff - Flash Dance



Nada melhor para animar o feriadão do que um pouco de humor!

Essa é a dupla Comida dos Astros. Os atores-cantores interpretam, dançam, cantam e fazem paródias de sucessos musicais nacionais e internacionais, sempre tendo a Gastronomia como tema.

O pior é que, nesse vídeo, eles fazem a receita direitinho...

fonte YOUTUBE

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Chefs Europeus Priorizam Comida Ecologicamente Correta



A cidade italiana de Turim sediou este mês o Salão Internacional do Sabor, um dos grandes eventos do setor. Chefs renomados se reuniram para apresentar suas criações mais recentes e mostrar que a arte culinária também se preocupa com o meio ambiente.

Sustentabilidade é a palavra chave do momento!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cerveja Brasileira Ganha Medalha de Ouro na França


Semana passada, dia 22, publicamos sobre o Mondial de la Bierre, que aconteceu em Estrasburgo, na França.

E saímos campeões com as cervejas Bamberg, de Votorantim, interior de Sâo Paulo. A cervejaria foi premiada nos estilos Rauchbier e Schwarzbier.

A Bamberg Rauchbier é uma cerveja de alta fermentação feita com malte defumado, avermelhada, bastante equilibrada e que harmoniza bem com pratos fortes, como feijoada, embutidos e um bom charuto. A Bamberg Schwarzbier é uma cerveja escura, de baixa fermentação, com aromas de malte torrado e café, gosto seco e pouco amargo. Combina bem com carnes e pode ser consumida após a refeição, inclusive substituindo o cafézinho.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Música Salgada (ECAD)


A maior parte dos restaurantes e bares oferece música ambiente aos seus clientes. Mas para se ter um ambiente um pouco mais alegre e descontraído, os proprietários têm ganhado uma conta cada vez mais salgada.

O ECAD é uma empresa privada, administrada por 10 associações em todo o país, que faz a cobrança de direitos autorais a empresas que veiculam músicas publicamente.

Muito se discute sobre a legalidade da cobrança feita pelo ECAD e também pelos valores cobrados. Proprietários criticam o elevado valor cobrado por não ser condizente com o porte do estabelecimento.

A taxa mensal é cobrada com base na área sonorizada dos ambientes, tipo de ambiente, município e as formas de utilização. O que mais se questiona não é a cobrança em si, mas a falta de transparência no método de cálculo.

A maioria dos comerciantes concorda que o pagamento pelos direitos autorais para os artistas é justo, mas o preço salgado cobrado pelo ECAD é que precisa ser revisto.

Aqui é possível fazer uma simulação do valor a ser cobrado em seu estabelecimento.

Em matéria do Correio Brasiliense, podemos ver alguns casos de comerciantes que entraram na justiça questionando os valores cobrados pelo ECAD.




terça-feira, 26 de outubro de 2010

Almoço - 26/10/10


Bavete Carbonara com broto de bambu do quintal.

Tão gostoso comer coisas do quintal!!

Vilões da Cozinha - Parte I, O Óleo de Cozinha


Será que a moda e o estrelato dos chefs de cozinha estão com os dias contados? Será que os chefs correm o risco de se transformarem em vilões? Não precisa ser um expert para para saber que cozinhas podem ser péssimos exemplos de sustentabilidade. Óleo de cozinha é um sério problema que restaurantes têm que enfrentar. Atentos a isso, muitos estabelecimentos já estão se concientizando de que a mudança de pensamento em relação a sustentabilidade precisa começar, e rápido.

Se apenas 1 litro de óleo doméstico descartado no ralo contamina 1 milhão de litros de água, imagine o que não faz todo o material usado nas cozinhas profissionais se despejados da mesma maneira? Quando descartado de forma incorreta, o produto causa entupimentos, o que exige uso de substâncias químicas altamente tóxicas para conseguir solucionar o problema. Além disso, causa danos irreparáveis se jogado em rios, lagos e córregos, pois os detritos não permitem a oxigenação da água, assim como a entrada de luz, criando uma camada gordurosa em suas margens, o que contribui significativamente para as enchentes.

No mercado existem várias empresas especializadas na coleta de óleo de restaurantes. As casas interessadas devem entrar em contato com essas empresas, que recolhem o óleo, o tratam e o transformam em produtos para uso domésticos e até mesmo biodiesel.


 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jantar da Terra


A Semana Mesa SP sempre começa com um jantar grandioso e beneficente. Neste ano o anfitrião será Alex Atala e o evento acontece hoje, dia 25, no restaurante Dalva e Dito e conta com a participação de chefs nacionais e internacionais. Cada etapa da refeição será produzida por equipes diferentes.

O coquetel por exemplo, fica a cargo de Bel Coelho, David Hertz, Helena Rizzo, José Barattino, Julien Mercier, Mara Salles, Raphael Despirite, Rodrigo Oliveira, Tsuyoshi Murakami e Viko Tangoda.

Para o jantar, o peruano Gastón Acurio vai preparar Duo de ceviches de luxo – clássico de corvina com leite de tigre de primeira prensa e de ouriços e vieiras contemporáneas com creme de ouriço.

Marcello Tully, brasileiro, fará uma Lagosta a thermidor com cachaça.

Atul Kochhar, indiano, naturalizado na Inglaterra, aposta no Tamboril com molho branco a base de leite de coco e molho verde a base de coentro, “dumplings” de peixe e anéis de lula com maionese de tinta de lula.

Heinz Beck, alemão, traz seu fagotelli “La Pergola” – uma massa recheada com queijo pecorino e molho a base de caldo de vitela, guanciale e abobrinha italiana.

Shane Osborn, chef norte-americano, fará tartar de atum e ostras com chutney de couve, picles de chuchu e geleia de nori.

Tetsuya Wakuda, que vai preparar rabada braseada e vegetais. O japonês Yoshihiro Narisawa trará um sumi beef (bincho-tan no Japão).

O anfitrião Alex Atala vai fazer um piracuru com ratatouille do sertão e Nuno Mendes, um cachaço de porco ibérico com lagostim.

Para finalizar, Marcus Wareing aposta no bolo de damasco com gelatina de amaretto e sorbet de damasco e Ben Roche no “Campfire” S´More bomb, uma irresistível trufa de chocolate.

Jacques Trefois e Carlos Cabral serão os sommeliers responsáveis pela harmonização dos pratos.

Os ingressos serão vendidos por Alice Carta, pelo telefone (11) 3542-2691 ou pelo e-mail jantardaterra@alicecarta.com.br, por R$ 2.500,00 por pessoa.

Dalva e Dito
R. Padre João Manuel, 1115, Cerqueira César (São Paulo)
Tel.: (11) 3062-0238 



Semana Mesa SP



A revista Prazeres de Mesa e o Senac SP realizam o maior encontro de enogastronomia da América.

No ano internacional da Biodiversidade, nada melhor do que discutir o papel da gastronomia e da sustentabilidade, que é o tema da edição 2010 da Semana Mesa SP, que acontece entre os dias 26 e 29 de outubro. O tema é desafiador e promete boas discussões: Sustentabilidade, o que a Gastronomia pode fazer pelo planeta?

Um espaço de discussão, troca de experiências e produção de conhecimento, que reúne estudantes e profissionais do setor, como críticos internacionais, jornalistas e chefs do mundo todo. Conceitos, teorias, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas à gastronomia circulam durante os três dias do congresso, cujo objetivo principal é a produção de conhecimento e o intercâmbio entre profissionais.

Neste ano, o evento se dividirá em quatro momentos:

- Mesa na Cidade: Os principais restaurantes da cidade oferecem menus exclusivos e personalizados com harmonização de vinhos argentinos.

- Jantar da Terra: Alex Atala, junto com chefs brasileiros e internacionais, realiza um jantar especial a favor do planeta.

- Congresso Mesa Tendências: Mais de vinte chefs renomados da gastronomia mundial se reúnem para as tendências da cozinha sustentável.

- Prazeres da Mesa ao Vivo: O evento propõe a experiência de produção ao vivo da revista, em meio a sessões de degustação, aulas de gastronomia, exposição de produtos de fornecedores e cozinhas montadas para a performance de vários chefs renomados. Sob o olhar atento dos visitantes, os jornalistas da revista produzem fotos, entrevistas e reportagens, num trabalho de cobertura completo que se transforma em edição especial de Prazeres da Mesa.

Acesse todas as informações no site Semana Mesa SP 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Almoço - 22/10/10


Sexta feira, dia de Junk Food!

Cheese salada com hamburguer caseiro com hortelã em pão de cerveja e queijo mussarela. Acompanhado de batatas fritas rústicas e a mágica maionese com cheiro verde e alho, sem ovo, e foi muito mais rápido e fácil de fazer, excelente oportunidade para as pessoas que evitam ovos crus, que não é nosso caso.

Tivemos que acertar uma receita sem ovos para poder utilizar maionese caseira no nosso restaurante. Aprovada!!

Cafés Brasileiros são Aprovados na Bolsa de NY


O Conselho Nacional de Café (CNC) divulgou que as negociações com cafés brasileiros lavados e semilavados foram aprovadas pela Bolsa de Nova York.

Atualmente, o café brasileiro é considerado uma commodity, enquanto 19 países da América Latina já tinham seus cafés de qualidade negociados em Nova York.

Os acordos para a negociação do café brasileiro vêm desde 2004. Agora é só esperar a direção da NYBOT (New York Board of Trade) validar a decisão do comitê e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil ser oficialmente comunicado.

A qualidade do produto foi fator decisivo para a permissão ser concedida, mas um dos motivos que contribuíram para a conquista foi a escassez recente de grãos arábica lavados da Colômbia e América Central, que tiveram duas temporadas consecutivas de baixa oferta.

O Brasil nunca negociou esses cafés em Nova York porque a produção de cafés lavados e semilavados é recente, teve início somente há cinco anos.

O efeito da aprovação só será sentido entre 18 e 24 meses, depois de todos os contratos em abertos serem encerrados.

Mas a médio e curto prazo, o deságio dos cafés brasileiros frente aos colombianos e da América Central na Bolsa de Nova York vai diminuir, pois os produtores terão mais liquidez de sua produção e poderão conquistar novos mercados.


Cervejaria Brasileira Participa de Festival na França




A Cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, SP, participa do Festival Mondial de la Bière, em Estrasburgo, na França. O proprietário da empresa, Marcelo Carneiro da Rocha, apresentará uma conferência sobre o mercado consumidor brasileiro e o crescimento das micro-cervejarias.

Durante o festival, que acontece de 22 a 24 de outubro, a marca apresenta as cervejas Caium, Demoiselle, Indica e Iithaca. A última, lançada em edição limitada, será servida em uma degustação.

O Mondial de la Bière traz ainda demonstrações de fabricação de cerveja, exposição, seminários, oficinas com harmonização de queijos e cervejas e cervejas e chocolates. As melhores cervejas são premiadas com medalhas de bronze, prata e ouro, de acordo com sua colocação.

para maiores informações clique www.festivalmondialbiere.qc.ca

copiado na íntegra da PRAZERES DA MESA




quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Almoço - 21/10/10

.
Risoto de queijo branco com cenouras, bacon, vinho moscatel e geléia de pimenta

Oléo de Canola




Canola, ao contrário do que se pensa, não é um grão natural e sim uma alteração genética do grão de Colza. CANOLA quer dizer CANadian Oil Low Acid e é uma marca registrada canadense.

O óleo de canola é produzido a partir das sementes de colza, da família das mostardas, que em estado natural é utilizado para produção de biodiesel e outros fins industriais. O óleo de colza, que não é o óleo de canola, é extremamente tóxico pela grande quantidade de ácido erúcico que contém e, por recomendação do governo canadense, foi geneticamente modificado para conter apenas 5% deste ácido para se tornar algo que não prejudique a saúde dos consumidores.

O óleo é composto predominantemente por ácido oléico com teor de 58%, comparável ao azeite de oliva, e 10% de ácido linolênico, comparável ao encontrado no óleo de soja. Seu teor de ácidos graxos é maior do que o dos óleos de amendoim e dendê e menor do que o dos óleos de soja, girassol, milho e algodão.

O óleo de Canola é considerado um dos óleos mais saudáveis que existe no mercado por causa do baixo conteúdo de gordura saturada e alto (quase 60%) conteúdo de gorduras monoinsaturadas. Faz bem ao coração e há registros que reduz níveis de colesterol, níveis de triacilglicerol e mantém as plaquetas saudáveis. Tem um sabor bem leve e é bom para cozinhar ou para temperar saladas.

O maior problema é que o maior consumo de óleo de canola é feito por pessoas que tendem a se preocupar com a qualidade de sua alimentação e que geralmente são contra a utilização de grãos transgênicos, que é o caso da canola.

Existem muitas correntes contrárias ao consumo da canola, alegando que o calor induziria a transformação do óleo em gordura trans e produziria déficit de vitamina E no organismo. Outro ponto considerado é que os alimentos feitos com óleo de canola embolorariam rapidamente e que o ácido erúcico, que ainda persiste na planta, continuaria sendo tóxico ao corpo humano e com efeito cumulativo.

Ainda existem registros de que as plantações de canola induzem sintomas alérgicos e respiratórios em pessoas que moram perto dessas plantações.


Água


Esse infográfico é muito bom para nos mostrar a quantidade de água que consumimos sem saber.

fonte PLANETA SUSTENTÁVEL

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ruídos Diminuem a Percepção de Sabor


Com bases em reclamações sobre a comida servida em aviões, pesquisadores da Universidade de Manchester, EUA, estudaram a influência do barulho na alimentação. Os resultados sugerem que quando as pessoas se alimentam em ambientes muito barulhentos, a percepção aos sabores doces e salgados diminui, e ao mesmo tempo. Entretanto, o ruído ressalta a crocância dos alimentos. Isso acontece por que o barulho desvia a atenção da comida.

A suposição dos cientistas para explicar o fenômeno é que quando o barulho de fundo é alto, nossa atenção é desviada e nos "esquecemos" da comida. Eles também trabalham com a hipótese de que o que as pessoas estão ouvindo influencia na percepção dos gostos. Dessa maneira, com um som agradável, a comida fica mais gostosa.


fonte GALILEU

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Almoço - 18/10/10


Hoje foi dia de Jambalaya, com frango, pimentão amarelo, camarões, linguiça calabresa, cebola e páprica picante. Com uma pitada de Garam Massala que não faz parte do contexto, simplesmente não resistimos...

Microlotes Produtores de Café



De vez em quando surgem a oferta de cafés especialíssimos, praticamente raros, que são produzidos em microlotes especiais de uma mesma fazenda. Assim como a produção de vinhos, esses terroirs produzem grãos da mais alta qualidade e exigem uma excelente semente, um bom manejo e rendem quantidades limitadas de um incrível produto.

Essa divisão permite aos produtores especializados conhecer cada uma de suas lavouras e perceber suas diferenças. Com a divisão em microlotes, os cafés crescerão em solos mais úmidos ou mais arenosos, receberão quantidade diferentes de luz solar ou de vento, estarão em distâncias diferentes dos cursos d'água, entre outras variáveis. Desta maneira, cada microlote passa a ter sua peculiaridade e, juntando isso às características das variedades cultivadas e ao uso de diferentes tecnologias, fornece um produto de excelência e com marca registrada, sendo o sabor adquirido resultado somente daquele terroir.

Quando o café de uma dessas pequenas áreas apresenta um potencial de altíssima qualidade, passa a receber uma atenção maior, quase artesanal, potencializando a expectativa criada e aumentando, e muito, seu preço no mercado.

Cafés exclusivos, de séries limitadas, sempre chamaram a atenção. Se forem excepcionais, melhor ainda. Mercados mais maduros no consumo de café, como os países escandinavos, os Estados Unidos e o Japão, são os maiores importadores de microlotes de todo o mundo, inclusive brasileiros.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Azeite de Oliva na Sobremesa??



O que pensamos quando ouvimos falar sobre sobremesas com azeite de oliva? Sabemos que parece estranho em um primeiro olhar e essa reação é perfeitamente compreensível, inclusive para os profissionais da cozinha.

Mas se já estamos começando a nos habituar a falar sobre harmonização do azeite em diferentes pratos salgados, porque não também com os doces?

No Brasil, há algum tempo, apresentar uma sobremesa que levasse azeite de oliva na receita poderia ser considerado um absurdo. Mas aos poucos isso vem mudando e hoje já é uma “novidade” que pode ser muito bem aceita, tida como algo original ou até mesmo com um "quê" contemporâneo.

Convencionalmente, o que consideramos em uma harmonização de azeite é a concordância do sabor do alimento com a intensidade do óleo, para não camuflar, e sim, realçar o sabor do prato. Alimentos com gosto mais acentuado pedem azeites com aromas mais intensos ou picantes. Comidas mais delicadas, harmonizam melhor com azeites mais leves, frutados ou menos picantes. As saladas, de modo geral, buscam os mais perfumados. E carnes brancas e legumes chamam um óleo de oliva de notas mais amendoadas.

Métodos tradicionais de harmonização tentam identificar as características mais marcantes do alimento a ser harmonizado. No caso das sobremesas é a doçura. Como a combinação do azeite de oliva é uma harmonização de concordância, a principal característica que buscamos no óleo é justamente o doce e a suavidade, características de azeitonas maduras. Sabores amendoados, encontradas nos azeites elaborados a partir de um fruto maduro podem acompanhar perfeitamente um doce elaborado com amêndoas ou castanhas ou notas mais adocicadas, como a banana, por exemplo.

Algumas harmonizações mais contrastantes também podem ser testadas, como harmonizar o chocolate com um azeite fresco, que tenha na picância sua característica mais acentuada, a fim de criar uma nova releitura para o chocolate com pimenta.

sábado, 16 de outubro de 2010

Vila Integral


Vila Integral transforma Vila Madalena e Pinheiros em “points” sociais do aproveitamento integral dos alimentos.

A segunda edição do projeto Vila Integral: uma experiência gastronômica sustentável, coordenado pela ONG Banco de Alimentos, acontecerá de 15 de outubro a 14 de novembro, em restaurantes, cafés e bares dos bairros Vila Madalena e Pinheiros.

Alinhados ao conceito de aproveitamento integral dos alimentos, os estabelecimentos participantes – Tanger, Banana Verde, Che Bárbaro, Botequim da Villa, Quitandinha, Maha Mantra, Santa Gula, Bar do Santa, Camará, Ekoa, GOA, YAM e Casinha de Monet Bistrô – elaboraram receitas sofisticadas e saborosas, tendo como ingredientes as partes não convencionais dos alimentos como cascas, sementes, talos e folhas.

Os participantes vão reverter parte da renda com a venda dos pratos para as ações sociais desenvolvidas pela ONG Banco de Alimentos.

A ONG Banco de Alimentos – pioneira no conceito de colheita urbana no Brasil – tem por metas levar o projeto a outros bairros da cidade, em 2011, e difundir o conceito de aproveitamento integral dos alimentos, um importante instrumento para o combate à fome e ao desperdício.

Confira os endereços e cardápios dos restaurantes e bares participantes no blog http://blog.bancodealimentos.org.br ou pelo telefone (11) 3674-0084.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Robert Parker em Quadrinhos



Robert Parker, o renomado, unânime e temido crítico de vinhos americano, disse ter se divertido com a história em quadrinhos francesa que o satiriza de forma impiedosa.

Em Robert Parker: Lês Sept péchés capiteux – L’Anti-Guide Parker , (Robert Parker: Os sete pecados capitais - Um antiguia de Parker), o enólogo é acusado e julgado por cometer pecados capitais contra vinhos franceses.

A história acontece em 2017, com Parker aposentado e já com 70 anos, recebendo um convite para retornar a Bordeaux. Chegando à cidade francesa, ele é vendado e levado até uma adega em Saint Emilion, onde sete juízes encapuzados o acusam de ter cometido crimes contra os vinhos franceses.

"É completamente hilário e ser personagem de uma história em quadrinhos é uma grande honra... Espero que se torne um grande sucesso e seja traduzido para o inglês e para outras línguas", elogiou Parker.

Já outros nomes citados e satirizados no livro, como Jeffrey Davies e os vinicultores Michel Roland e Alain Raynard, que são tratados como manipuladores do sistema Parker, não viram tanta graça assim na história escrita por Benoist Simmat e desenhada por Philippe Bercovici. Jeffrey ainda disse: "Não é engraçado, está cheio de imprecisões e erros".

Alimentação dos Mineiros no Chile



Todos sabem sobre o sucesso do resgate dos mineiros chilenos, que ficaram presos a 700m de profundidade. Mas pouco se sabe sobre a alimentação deles.

Nos primeiros dias de confinamento, a situação foi ainda mais difícil, pois a comida que duraria apenas 3 dias teve que se alongar por quase 17. A dieta consistia em duas colheres de atum, meia bolacha, pedaços de pêssego em calda e um pouco de leite a cada 48 horas.

Em um caso como esse, a alimentação passa a ser algo muito importante, tanto pela função biológica, quanto pela moral, além de ser fundamental para o bem estar psicológico dos soterrados.

A NASA foi a primeira entidade a dar apoio e dividir conhecimentos com a causa, afinal, a situação dos mineiros de assemelhava com a situação dos astronautas pela falta de acesso a quase tudo.

Depois de estabelecido o contato, eles começaram a receber líquidos ricos em glicose e sais minerais e comprimidos de omeprazol, para evitar úlceras cauzadas pela falta de alimentos. Logicamente foi estabelecida restrição total à álcool e cigarro.

Depois da etapa de hidratação ser concluída, eles começaram a receber, aos poucos, alimentos sólidos, como barras de cereais e pequenas porções de arroz e carne.

A dieta continuou dessa forma, afinal precisava ser controlada para que os mineiros tivessem a circunferência máxima de 90cm para caber na sonda Fênix II que os traria de volta a superfície.

Como todos já sabem, tudo correu muito bem e todos os mineiros foram resgatados com saúde.

Essa história com certeza renderá filmes e livros. Talvez esses afortunados virem celebridades por algum tempo.

Línguas maldosas já dizem que a "Dieta dos Mineiros" será o novo hit do próximo verão...

fonte FOLHA, TERRA, JN

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Almoço - 14/10/10


Fettuccine "carbonara" de linguiça caseira com brócolis romanesco.

Puxa, dois dias seguidos de brócolis e linguiça, não tínhamos reparado. Duas linguiças e dois brócolis diferentes. Não pudemos resistir ao ver brócolis romanesco, ou romano, sendo vendido na feira, na porta do restaurante.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Almoço - 13/10/10



Almoço rústico, linguiça artesanal com brócolis salteados em azeite extra virgem.

Nutelleria




Imaginem um lugar onde tudo é feito com Nutella!

Criadas pela própria marca, as Nutellerias estão espalhadas pela Alemanha e começando a se expandir para a Itália.

O paraíso das calorias existe de verdade. O cardápio é composto de sobremesas, drinks, sanduíches e sorvetes. Todos com Nutella! Huummmmm...

Duvidamos que demore muito para chegar ao Brasil, mesmo que seja só em São Paulo.

Segundo informações extra-oficiais, eles têm embalagens de 10kg de Nutella para vender. Isso fica melhor a cada momento...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Cozinha é lugar de Criança


Engana-se quem diz que cozinha não é lugar de criança. Desde que os pequenos sejam supervisionados, não há porque não frequentarem a cozinha. Eles podem muito bem preparar seus sanduíches, bolos, biscoitos, sucos e pães. As crianças adoram comer o que cozinham e esse é um excelente estímulo para terem uma alimentação mais saudável.

Antes de colocar um livro de receitas na mãos de suas crianças, é preciso seguir alguns cuidados:

- Todas as atividades devem ser sempre supervisionadas por um adulto, que será o responsável por lidar com objetos que exijam um certo cuidado, como facas, fornos e fogões.

- As crianças não têm noção de medida, ou seja, ainda não sabem diferenciar muito bem uma colher de café de uma de sopa. Então é melhor ter em casa medidores padrão ou explicar muito bem as diferenças entre as medidas para elas. Aproveite a ocasião para ensinar esses valores, diga que a colher de chá é maior que a colher de café e que são menores do que uma xícara.

- Ajude a criança a separar os ingredientes na quantidade desejada e coloque na ordem em que serão utilizados. Organização é algo muito importante para facilitar o trabalho do cozinheiro infantil e para prevenir acidentes.

- Use um avental que cubra o peito, para não sujar muito a criança.

- Deixe as panelas com os cabos voltados para dentro do fogão.

- Prenda os cabelos compridos para evitar que caiam na comida.

- Lave as mãos e tenha sempre um pano por perto para mantê-las secas.

- Depois de tudo feito, é hora de lavar a louça. Limpe as colheres, as vasilhas, a pia, a mesa e guarde todas as sobras dos ingredientes.


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Almoço - 08/10/10


Saladinha de folhas com molho de iogurte, ervas, azeite de oliva e gengibre com torrada pão integral

Cozinha Sustentável - Contra o Desperdício de Alimentos




Criadas para reverter o desperdício de alimentos, as ONGs Associação Prato Cheio e Banco de Alimentos estão arrasando em matéria de cidadania.

As duas ONGs trabalham de forma parecida. Todos os dias recolhem alimentos que provavelmente não seriam consumidos, por estarem quase vencendo, amassados ou maduros demais. Depois de a segurança alimentar ser atestada por nutricionistas, os representantes das ONGs levam os alimentos para instituições de caridade. Chefs e gastrônomos contratados têm a função de ensinar cozinheiros de albergues, asilos e orfanatos a criar pratos com esses alimentos que seriam desperdiçados.

A ONG Banco de Alimentos, que foi criada em 1998, atende em média 22.000 pessoas por mês. Recentemente, lançou o projeto Chef Solidário, em que profissionais da cozinha doam uma quantidade em dinheiro por mês e ao mesmo tempo se comprometem a criar receitas para que as partes desprezadas dos alimentos virem estrelas do prato.

A ONG Prato Cheio está se aprimorando. Além deste trabalho, eles estão qualificando moradores de um albergue, que atende mais de 100 pessoas, quase todas expulsas do lar, a cultivar temperos, verduras e legumes.

Conheçam o trabalho das ONGs, colaborem e divulguem.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Expansão do Mercado Food Service

 


Animados com o aumento da renda, os trabalhadores brasileiros estão diversificando os produtos de sua dieta. Dados confirmam a expansão de 10% de produtos Food Service adquiridos, especialmente pela classe D e E. Denomina-se de Food Service os itens de alimentação prontos ou quase prontos para o consumo.

Em um ano de recuperação econômica, os consumidores têm gastado cada vez mais com comida. A alta generalizada da renda, faz a população olhar com novos olhos para lançamentos e novidades no ramo alimentício. Essa mudança tem se caracterizado por uma maior busca por produtos nutritivos, personalizados e práticos.
Dados da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que mapeou os novos hábitos da população, demonstram que os produtos tradicionais da dieta brasileria continuam imbatíveis, mas identificou que a maioria das pessoas entrevistadas não abrem mão da praticidade na hora das refeições.

Com critérios de avaliação para compra que passam pelo preço do produto, tempo de preparo e valor nutricional do alimento, o brasileiro está a procura de alimentos que possam comer no trabalho ou que ofereçam comodidade em casa. Dessa maneira, os produtos congelados e as porções individuais estão em alta.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pimentão Verde, Amarelo e Vermelho


O pimentão é um fruto da família das Solanáceas, que são plantas arbustivas, como por exemplo a batata, o tomate e jiló.

É rico em vitaminas C e, quando maduros, em A também. São excelentes fontes de ferro, cálcio e fósforo. Possuem pouquíssimas calorias e aceleram a cicatrização. Previnem a arteriosclerose, controlam o colesterol, evitam hemorragias, aumentam a resistência física, combatem alergias e previnem a formação de hemorróidas.

Poucas pessoas sabem, mas os pimentões verde, vermelho e amarelo são o mesmo fruto. O pimentão verde ainda se encontra imaturo, por isso tem o gosto forte e provoca "longas lembranças" quando consumidos. Os pimentões vermelhos, amarelos e laranjas são os frutos maduros. A cor depende da variedade. Têm sabor mais suave e adocicado e custam muito mais do que os pimentões verdes. Os pimentões roxo e creme, por sua vez, nascem com a mesma cor de quando estão maduros.

O pimentão tem sua produção no auge entre agosto e novembro, que é quando conseguimos os frutos mais maduros, com maior qualidade e melhor preço. Mas com o cultivo em estufas, temos acesso a ele o ano inteiro.

Por ser do gênero capsicum, o mesmo das pimentas, o pimentão é a referência zero na Escala Scoville. Essa escala mede o nível de intensidade e ardor das pimentas e são relativas à quantidade de Capsaicina, que é a substância alcalina responsável pelo ardor.

fonte EMBRAPA

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Moda Gastronômica









Nada como a criatividade para nos surpreender!!

Fulvio Bonavia é fotógrafo e designer que cria a partir de objetos de consumo comum a todos nós.

As fotos postadas são apenas uma pequena demostração do acervo de seu trabalho.

Essa é a coleção Matter of Taste, mas vocês podem conheçer mais sobre seu trabalho no próprio site FULVIO BONAVIA

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Restaurante Bom pra Cachorro



Comuns na Europa, Japão e EUA, os restaurantes que aceitam cachorro começam a surgir no Brasil.

Já considerados parte da família por muitos donos, os cães estão começando a ser tratados como pessoas e a seguir seus donos também nos restaurantes, principalmente em São Paulo.

A lei, que proíbe a entrada de animais em lugares públicos ou privados de uso coletivo, como cinemas, teatros e estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e padarias, nada fala sobre as áreas externas dos estabelecimentos. E é aí que o nicho está se formando. Vários restaurantes estão começando a aceitar cães na área externa de seus estabelecimentos, possibilitando que os donos levem seus bichinhos para almoçar. Estima-se que em São Paulo já existam 74 lugares com espaços disponíveis para os cães.

As casas estão criando cantos para os membros caninos da família, disponibilizando água, rações especiais e até menus direcionados, como o carpaccio sem tempero.

Como ainda não existe uma lei específica sobre o novo hábito, as leis da boa vizinhança devem ser respeitadas e existem algumas dicas para facilitar a convivência de todos:

- Evite levar filhotes, pois cães novos ainda ficam fora de controle com facilidade por ainda não terem recebido nenhum treinamento.

- Evite jantares muito longos para não estressar os cachorros.

- Use sempre a guia para manter seu cão próximo a você.

- Leve tapetes ou fraldas para que eles possam fazer suas necessidades, obviamente, sempre longe das mesas, da cozinha e dos outros clientes.

- Evite locais muito movimentados se seu cão latir muito ou for muito agitado.

- Verifique se o local tem alguma restrição quanto a raças ou porte do animal.

Veja a lista de restaurantes e bares que aceitam cães em São Paulo.

fonte GW e Veja SP

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Mundial do Saquê




Hoje se comemora o dia Mundial do Saquê. No dia 1° de outubro se encerra a colheita do arroz, que é a base da bebida. Com a colheita feita, a produção da bebida pode começar a partir da fermentação dos grãos.

Já popular no Brasil, com a vasta imigração japonesa e restaurantes de comida típica, a bebida é constantemente associada ao consumo de sushis e sashimis.

No Brasil, o saquê tem ganhado espaço, ao lado da cachaça e da vodca, como uma bebida utilizada na preparação de drinques como a caipirinha ou “saqueirinha”, como também vem se tornando conhecida. O motivo: a bebida é mais fraca que os destilados citados e tem um sabor mais delicado, que combina perfeitamente com frutas. Ou seja, perfeito para as meninas.

Yasmin Yonashiro é uma "sake sommelière", profissão ainda pouco conhecida, mas que funciona exatamente no mesmo formato do sommelière de vinhos, que auxilia os clientes na escolha da bebida. “Nos últimos anos, o consumo de saquê no Brasil cresceu em média 30% ao ano. Essa aceitação é a responsável por comemorarmos pela primeira vez o dia do saquê e, claro, para que mais pessoas possam experimentar e aprender mais sobre a bebida”, comemora.

A especialista ainda dá 5 dicas para aproveitarmos melhor o saquê:

1- Nunca coloque sal: você não vai saber distinguir um saquê de boa ou má qualidade porque ele mascara o sabor.

2- Caipirinha de limão não harmoniza com saquê: ele traz um amargor no final. Use frutas como abacaxi, lichia ou figo, que têm acidez menos elevada.

3- Deguste a bebida em taças ou no choko (copinhos de cerâmica).

4- Prove saquê quente. É um jeito bem oriental de tomar o saquê e de perceber outros sabores e qualidades da bebida.

5- Saquê tem vida curta: depois de aberta, conserve a garrafa na geladeira em pé (para não oxidar a tampa) por até uma semana.

Se for dirigir, não beba. Se for beber, nos chame...

fonte UOL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...